vacina_euixo 19/01/2021. Credito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Comissão recebe denúncia de que servidores da Saúde recusam a vacina contra a covid-19

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A Comissão da Vacina da Câmara Legislativa recebeu informações de que servidores da saúde, na lista de prioridades da imunização contra covid-19, estão se recusando a receber a dose da CoronaVac. É uma minoria, mas preocupa serem profissionais que atuam com pacientes que podem estar contaminados. Há dois tipos de recusa: os que não querem tomar nenhuma vacina e os que preferem esperar a da AstraZeneca, imunizante de Oxford, também distribuído pelo Ministério da Saúde. Mas, a regra da Secretaria de Saúde é clara: ninguém pode escolher a vacina.

Lira tem cinco votos na bancada do DF

Na bancada de deputados federais do DF, o candidato à Presidência da Câmara Arthur Lira (PP-AL) terá cinco dos oito votos. Estão com o preferido pelo presidente Jair Bolsonaro: Bia Kicis (PSL-DF), Celina Leão (PP-DF), Júlio César (Republicanos-DF), Flávia Arruda (PL-DF) e Luís Miranda (DEM-DF). Érika Kokay (PT-DF) e Professor Israel Batista (PV-DF) fecharam com o candidato do MDB, Baleia Rossi (SP). A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) ainda não decidiu. Mas, é certo que ela não votará em Lira, o representante do Centrão. Num eventual segundo turno com Baleia Rossi, ela optará pelo emedebista.

Ibaneis segue partido

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que apoia e ajuda “no que pode” a candidatura do presidente de seu partido, Baleia Rossi, na disputa pelo comando da Câmara. Ibaneis tem uma relação próxima com o PP de Arthur Lira, e com o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PP-PI), mas não vai se indispor dentro do próprio partido.

Senado: 2 x 1 contra candidato de Bolsonaro

No Senado, o placar está favorável a Simone Tebet (MDB-MS). Ela terá os votos de José Antônio Reguffe (Podemos-DF) e Leila Barros (PSB). O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) está com Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o candidato que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Mais uma atribuição

Em reunião, ontem (28/1), o presidente da CEB, Edison Garcia, assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB). Garcia, que atuou na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), como procurador e superintendente, ainda tem as credenciais de seis anos de experiência no mercado de capitais em São Paulo, quando presidiu a AMEC — Associação de Investidores de Mercado de Capitais e de ter exercido dois mandatos como titular no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Edison Garcia, agora, junta-se a Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, com a missão de dar seguimento ao trabalho desenvolvido nos últimos dois anos e ainda permanece na presidência da CEB.

Só papos

“Com a pior das intenções xingam de tudo, de nazistas a genocidas, e ainda devemos respeitar? Devemos argumentar racionalmente? Claro que não. Contra jumentos este é o linguajar correto. Não gostou? Venha para o lado de cá do balcão ver como é a guerra”
Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

“Vergonha. Vulgaridade. Sem noção institucional e do cargo. Falta de respeito com a população e o país que representa. Nada a ver com a necessidade de medidas de apoio às empresas, pessoas e reação a comentários. Populismo barato. Não é exemplo nem caminho para solução”
General Santos Cruz, ex-ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência de Bolsonaro