flavia_arruda Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Com mudanças no Congresso, Flávia Arruda deve assumir a Comissão do Orçamento

Publicado em Coluna Brasília-DF

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) deve assumir a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Trata-se de um acordo do deputado Arthur Lira (PP-AL), novo presidente da Câmara dos Deputados, construído desde o ano passado. Flávia foi indicada pelo Centrão, mas a comissão não foi instalada porque o então presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), exigia que a Presidência ficasse com um integrante de seu partido. O nome era o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). Lira disse, ontem, que conversaria com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que a poderosa Comissão do Orçamento seja instalada imediatamente.

Festa na pandemia

Foi um festão a comemoração da vitória de Arthur Lira à Presidência da Câmara, na noite de segunda-feira (1º/2). Muita animação ao som de música ao vivo, com uma banda contratada, na casa do empresário brasiliense Marcelo Perboni, no Lago Sul. Aliada de primeira hora de Arthur Lira, a deputada Celina Leão (PP-DF) estava entre as mais animadas. Luis Miranda (DEM-DF) também participou e até postou registros do festão nas redes sociais. E a pandemia? Muita gente sem máscara.

Conquista

A deputada Bia Kicis (PSL-DF), procuradora aposentada, conseguiu agora o que sempre cobiçou desde o início do mandato: a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

#Vacina já

Levantamento do Portal Coronavírus Brasil apontou que o DF é, no momento, a unidade da Federação que, proporcionalmente, mais aplicou vacinas contra covid-19. Foram recebidas 125.160 doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 41,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Faz um milagre em mim

O ex-governador José Roberto Arruda participou do jantar, no último sábado (30/1), em que apoiadores da candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara cantaram músicas religiosas puxadas pelo deputado baiano Pastor Sargento Isidório (Avante). Um vídeo circulou nas redes desde o fim de semana. Os aliados de Lira cantam versos da música Faz um milagre em mim.

Reguffe: Senado precisa discutir preço de combustíveis

O Podemos indicou o senador José Antônio Reguffe (Pode-DF) para presidir a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. A primeira iniciativa de Reguffe será marcar uma audiência pública para discutir o aumento dos preços dos combustíveis, com a presença de todas as autoridades envolvidas. “Não é possível que o preço da gasolina passe de R$ 5 e o Congresso fique omisso a essa questão”, disse o senador do DF.

Ação no STF

O deputado Professor Israel Batista (PV), da bancada do DF, defende a tese da ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de anular o bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) e adiar a eleição da Mesa Diretora da Casa. “É preciso restabelecer a ordem. Estamos em um clima ingovernável e de perseguição. Meu total apoio aos líderes e deputados que estão lutando pelo respeito à democracia e à proporcionalidade de representação”, afirma. A nova eleição está prevista para hoje, às 10h.

Só papos

“Bolsonaro é corrupto, vagabundo e quadrilheiro”
Deputado Kim Kataguiri (DEM-SP)

“A gente vai se ver agora é na Justiça”
Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)