Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia
ANA MARIA CAMPOS
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (04/05) encaminhar à primeira instância um processo contra o deputado Alberto Fraga (DEM/DF) que estava pendente de julgamento. Esta é uma das primeiras consequências da decisão tomada ontem (03/05) pelo plenário do STF sobre o fim do foro privilegiado para deputados e senadores quando o crime for cometido fora do exercício do mandato.
O caso ae refere a embargos infringentes opostos por Fraga no STF, em razão do foro especial, contra condenação a quatro anos de detenção em regime aberto por porte ilegal de munição. A pena não foi executada porque dependia do julgamento do recurso pelo STF.
Com o processo baixado para a primeira instância, a pena passa a valer, assim que o processo retornar ao Tribunal de Justiça do DF.
No despacho, Toffoli ressaltou: “O crime imputado ao réu, ocorrido em 07/10/11 – data bem anterior à sua diplomação como deputado federal, ocorrida em 07/12/14, não foi praticado no exercício do mandato de deputado federal”.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…