54C0881B-CE2B-4054-A355-486DEF6BED2D

CNMP instaura processo disciplinar contra promotor que comparou advogada a cadela

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Entrevistas, Notícias

ANA MARIA CAMPOS

O corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, abriu reclamação disciplinar contra o promotor de Justiça Walber Luís Silva do Nascimento, do Ministério Público do Amazonas, que durante audiência judicial comparou uma advogada a uma cadela.

 

A advogada Catharina de Souza Cruz Estrella recebeu o apoio de sua classe. A OAB Nacional, a OAB do Amazonas, e os conselheiros Rodrigo Badaró e Rogério Varela fizeram representações contra o promotor.

 

O embate ocorreu na 3ª Vara do Tribunal do Júri do Amazonas.

 

Para o corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a atitude pode configurar a prática de conduta misógina e possível infração disciplinar decorrente de descumprimento de dever funcional.

 

Durante a audiência, o promotor disse: “Eu tenho pets desde que me entendo por gente. Fui criado com cachorros e com gatos. Eu tenho até hoje uma cachorra. Eu prefiro as cachorras que os cachorros. Prefiro as cadelas, por conta da lealdade que é bem maior”.

 

E o promotor prosseguiu: “Se tem uma característica que o cachorro tem, Dra. Catharina, é lealdade. Eles são leais, são puros, são sinceros, são verdadeiros. E no quesito lealdade, me referindo especificamente a Vossa Excelência, comparar Vossa Excelência com uma cadela é de fato muito ofensivo, mas não a Vossa Excelência, a cadela”.