Cleber Lopes constrói unidade para concorrer à OAB-DF

Publicado em CB.Poder

No projeto de concorrer à presidência da OAB-DF em novembro, o criminalista Cleber Lopes conquistou, ontem, uma importante aliada. A advogada Thaís Riedel, que disputou a eleição, há três anos, contra o atual presidente, Délio Lins e Silva Jr., decidiu que não vai entrar no páreo novamente, e pretende apoiá-lo. Ela vai concorrer a uma vaga no Conselho Federal da OAB. As candidaturas contam com o apoio do governador Ibaneis Rocha (MDB), que já presidiu a entidade no DF.

Reflexão

Ao decidir tomar uma posição em relação à eleição para a OAB-DF, Thaís Riedel diz que ouviu seu grupo e aliados da campanha de 2021. “A advocacia tem passado por momentos muito difíceis, com ausência de protagonismo em temas importantes para o país e deixando de lado sua vocação vanguardista que marcou sua história nos avanços civilizatórios. Um exemplo desse afastamento de pautas relevantes para a advocacia, para o sistema de Justiça brasileiro e para a sociedade como um todo é o não comprometimento da Ordem com a paridade de gênero nas listas sêxtuplas para os Tribunais. Neste cenário é que pretendo contribuir neste momento”, afirma Thais Riedel.

Mandato concluído no CNMP

O advogado Rodrigo Badaró concluiu, na última sexta-feira, o mandato como membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), indicado pela OAB Nacional. Ele teve atuação destacada em casos envolvendo embates de promotores de Justiça com advogados e em limites de atuação da inteligência artificial no Ministério Público. Agora segue para novos projetos.

Solidariedade da PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal prepara equipes para ajudar no salvamento e busca de vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Vão participar dos trabalhos policiais da DOE (Divisão de Operações Especiais). Mais uma importante contribuição de Brasília para amenizar o sofrimento dos moradores dos mais de 400 municípios atingidos pela crise climática.

Selo da família

No Dia Internacional da Família, o Governo do Distrito Federal (GDF) instituiu o Selo Empresa Parceira da Família, criado pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ). O selo será concedido às empresas públicas ou privadas que tenham iniciativas que fortaleçam os vínculos familiares de seus empregados, além de cuidados com os membros de suas famílias. A criação do selo está detalhado em decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado ontem no Diário Oficial do DF (DODF).

Maratona Temática em Educação

O Tribunal de Contas do Distrito Federal promoverá uma “Maratona Temática em Educação”, em 13 e 14 de junho, para discutir políticas públicas e fiscalização na área. A programação inclui painéis sobre boas práticas e desafios educacionais do DF; o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF); as Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área; o controle do Censo da Educação Básica e avaliação do Plano Distrital de Educação pelo TCDF. Servidores públicos de diferentes esferas e interessados na educação podem se inscrever até 11 de junho pelo portal da Escola de Contas do TCDF (escon.tc.df.gov.br). O evento será coordenado pelo conselheiro Renato Rainha, regente da Escola de Contas Públicas.