celina_eixo Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Celina Leão fica na Câmara e não volta para o GDF

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A deputada Celina Leão (PP-DF) decidiu permanecer na Câmara, mesmo depois da eleição do novo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Não volta ao cargo na Secretaria de Esportes do DF. Ela diz que o momento é de colaborar com a gestão de Lira, que é de seu partido.

Influência na Secretaria de Esporte

Na Secretaria de Esporte, Celina Leão mantém uma indicação. A atual secretária, Giselle Ferreira de Oliveira, permanece na função. Ela acompanha Celina como assessora desde o mandato de deputada distrital.

Sem mandato

Como consequência, Tadeu Filippelli (MDB), primeiro suplente da coligação, fica sem mandato, justamente quando está sendo investigado pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/DF) por suposto esquema de corrupção com companhias aéreas na época em que foi vice-governador do DF. Para Arthur Lira (PP-AL), há uma diferença estratégica. Celina Leão é uma grande aliada. Rodou o país em campanha para a eleição dele à Presidência da Câmara. Tadeu Filippelli por sua vez é do MDB de Baleia Rossi (SP)

Apoio de colegas

A Associação dos Procuradores do DF (APDF) divulgou uma nota de apoio à indicação da deputada Bia Kicis (PSL) à presidência da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Foi um gesto de solidariedade à colega que tem sido bombardeada por adversários pela indicação. A entidade ressalta que a decisão de declarar apoio foi unânime na diretoria. “APDF está certa de que a indicada possui todos os atributos necessários para o exercício de tão elevado cargo”, aponta. Bia é procuradora aposentada e apoiou a nomeação de dois colegas, Ricardo Leal, que é presidente da APDF, e Renato Santos Coelho, diretor de comunicação, escolhidos por Bolsonaro para o cargo de desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).