photo_2024_05_09_11_39_53-36949615 GDF/Divulgação

Celina e comandante-geral da PMDF vão ao Congresso articular contratação de PMs e PCs

Publicado em Eixo Capital, GDF, Notícias

Por Ana Maria Campos — A vice-governadora Celina Leão (PP) e a comandante-geral da PMDF, Ana Paula Habka, estiveram no Congresso Nacional nos últimos dias para acompanhar a votação do PLN na Comissão Mista de Orçamento, que garante a contratação de servidores das forças de segurança. São 1,2 mil policiais militares e 800 policiais civis. Depois de uma articulação do governador Ibaneis Rocha, Celina Leão entrou em campo para conversar com os membros da CMO, ao lado do secretário de Economia, Ney Ferraz, do deputado distrital Hermeto (MDB) e do delegado-geral da Polícia Civil, José Werick.

—-

Conterrâneos

Ibaneis Rocha entrou em campo e telefonou para o presidente da CMO, deputado Julio Arcoverde (PP-PI), com quem o governador do DF mantém ótima relação política.

—-

2 x 1 contra DPVAT

A senadora Leila Barros (PDT-DF) seguiu posição do governo e votou a favor da recriação do DPVAT (Seguro para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Foi o único voto a favor da matéria na bancada do DF. Izalci Lucas (PL-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF) votaram contra no placar apertadíssimo de 41 votos a favor.

—-

MPDFT debate mudanças climáticas

Em meio a um momento em que o país participa do sofrimento dos moradores de cidades atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu o seminário Extremos climáticos e desastres no DF, promovido em parceria com o Fórum de Defesa das Águas do Distrito Federal. Para o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, que atua na área do meio ambiente, ações como pavimentação de quintais, que retiram o espaço natural do ciclo da água, o que resulta no aumento da temperatura; uso indiscriminado de veículos movidos a combustíveis fósseis, que contribui para o aumento da emissão de gases de efeito estufa; descarte inadequado de resíduos, que enseja no baixo índice de reciclagem; e escassez da coleta seletiva prejudicam o controle do impacto das mudanças climáticas.

“Há uma série de pequenas atitudes preventivas que o cidadão pode tomar para a melhorar a qualidade de vida no Distrito Federal hoje, amanhã e no futuro”, disse Batista. “Ninguém em nenhum lugar está livre das mudanças climáticas. Nós precisamos entender que essa questão atinge a todos. O grande objetivo deste evento foi promover uma aproximação entre sociedade civil, Ministério Público e órgãos públicos para a adoção de medidas concretas de adaptação a essa nova realidade e de mitigação dos seus efeitos, que resultem em um território mais resiliente no DF”, destacou o promotor de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística Dênio Moura durante o seminário.

—-

A pergunta que não quer calar

O desastre ambiental que atingiu o Rio Grande do Sul pode se repetir em outros estados do país?

—–

Empregos no campo

O projeto de autoria do deputado Ricardo Vale (PT) amplia para, no mímino, 50% o total dos recursos financeiros do DF empregados na compra de alimentos provenientes da agricultura familiar para refeições em escolas da rede pública. O valor atualmente é de 30%. Vale afirma que os próprios agricultores familiares sugeriram a alteração. Para ele, a medida “certamente vai aumentar o número de empregos no campo”.

—-

Cuidar de quem cuida

“Quem cuida também precisa de cuidado. Vem que eu escuto” é o lema do primeiro seminário Mãe, deixa eu cuidar de você, organizado pela Frente Parlamentar de Valorização da Vida hoje, das 14h às 19h30, no auditório da Câmara Legislativa. A iniciativa é gratuita e pretende promover o bem-estar mental e fortalecer os laços de solidariedade entre mães que lidam com a criação de uma pessoa com deficiência. O encontro será mediado pelo deputado Eduardo Pedrosa (União), presidente da frente parlamentar, com a colaboração de Carolina Prado, psicóloga pelo Centro Universitário de Brasília (UDF) e Alexandra Moreschi, especialista em direito aplicado a serviços médicos, além de uma equipe multidisciplinar da Uninassau.

—-

Siga o dinheiro

R$ 58.860.862,44 — é o investimento previsto pelo Governo do Distrito Federal em Vicente Pires para levar pavimentação, meios-fios, calçadas, sinalização horizontal e vertical e drenagem de áreas como a Colônia Agrícola Samambaia e a Avenida da Misericórdia.