2024. CB Debate: Entre os eixos do DF - Fundo constitucional do Distrito Federal'. Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal
A vice-governadora Celina Leão (PP) pediu apoio imediato do governo Federal para viabilizar o retorno seguro de servidores do Governo do Distrito Federal que participam de missão oficial em Israel.
O pedido foi feito, nesta sexta-feira (13), diretamente ao ministro da Defesa, José Múcio, diante da escalada do conflito entre Israel e Irã e do fechamento do espaço aéreo internacional na região, que impede decolagens de voos comerciais no país.
A comitiva do GDF integra uma programação oficial organizada em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, com atividades voltadas à troca de experiências em diversas áreas, como segurança pública, ciência e tecnologia, inovação, agricultura e desenvolvimento social.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, acompanhava a comitiva, mas retornou antes do fechamento do espaço aéreo, quando o Irã ainda não havia bombardeado Tel Aviv.
Entre os integrantes da missão estão:
• Marco Antônio Costa, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação;
• Rafael Bueno, secretário de Agricultura e Abastecimento;
• Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social;
• José Eduardo Pereira Filho, secretário-executivo do Consórcio Brasil Central
Na madrugada de sexta-feira (13), os membros da comitiva precisaram buscar abrigo em bunkers no hotel onde estão hospedados, em Tel Aviv, após o início dos ataques com mísseis.
Apesar da tensão, todos os representantes do GDF estão em local seguro e mantêm contato permanente com autoridades brasileiras e israelenses.
Após o pedido feito ao governo federal, a vice-governadora Celina Leão informou que o ministro José Múcio entrou em contato diretamente com a comitiva. “O ministro Múcio é sempre muito prestativo e teve a gentileza de ligar para a nossa comitiva, para deixar claro que as autoridades federais estão atentas às pessoas que estão lá. Foi dado um apoio pelo ministro Múcio e nós estamos aguardando a abertura do espaço aéreo”, afirmou.
Celina também destacou que tem mantido contato direto com os servidores públicos do DF presentes em Israel e classificou a situação como uma “fatalidade”. A indefinição sobre a reabertura do espaço aéreo internacional segue sendo o principal entrave para o retorno imediato ao Brasil.
“A prioridade máxima do Governo do Distrito Federal é garantir a segurança dos nossos servidores que se encontram em Israel neste momento delicado. Estamos atuando de forma coordenada, com responsabilidade, e em constante diálogo com o governo federal”, reforçou Celina Leão.
Segundo Celina, o Governo do Distrito Federal segue mobilizado, acompanhando os desdobramentos da crise e reafirmando seu compromisso com a integridade de seus representantes e com a proteção de todos os brasileiros no exterior.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…