2024. CB Debate: Entre os eixos do DF - Fundo constitucional do Distrito Federal'. Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal
A vice-governadora Celina Leão (PP) pediu apoio imediato do governo Federal para viabilizar o retorno seguro de servidores do Governo do Distrito Federal que participam de missão oficial em Israel.
O pedido foi feito, nesta sexta-feira (13), diretamente ao ministro da Defesa, José Múcio, diante da escalada do conflito entre Israel e Irã e do fechamento do espaço aéreo internacional na região, que impede decolagens de voos comerciais no país.
A comitiva do GDF integra uma programação oficial organizada em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, com atividades voltadas à troca de experiências em diversas áreas, como segurança pública, ciência e tecnologia, inovação, agricultura e desenvolvimento social.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, acompanhava a comitiva, mas retornou antes do fechamento do espaço aéreo, quando o Irã ainda não havia bombardeado Tel Aviv.
Entre os integrantes da missão estão:
• Marco Antônio Costa, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação;
• Rafael Bueno, secretário de Agricultura e Abastecimento;
• Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social;
• José Eduardo Pereira Filho, secretário-executivo do Consórcio Brasil Central
Na madrugada de sexta-feira (13), os membros da comitiva precisaram buscar abrigo em bunkers no hotel onde estão hospedados, em Tel Aviv, após o início dos ataques com mísseis.
Apesar da tensão, todos os representantes do GDF estão em local seguro e mantêm contato permanente com autoridades brasileiras e israelenses.
Após o pedido feito ao governo federal, a vice-governadora Celina Leão informou que o ministro José Múcio entrou em contato diretamente com a comitiva. “O ministro Múcio é sempre muito prestativo e teve a gentileza de ligar para a nossa comitiva, para deixar claro que as autoridades federais estão atentas às pessoas que estão lá. Foi dado um apoio pelo ministro Múcio e nós estamos aguardando a abertura do espaço aéreo”, afirmou.
Celina também destacou que tem mantido contato direto com os servidores públicos do DF presentes em Israel e classificou a situação como uma “fatalidade”. A indefinição sobre a reabertura do espaço aéreo internacional segue sendo o principal entrave para o retorno imediato ao Brasil.
“A prioridade máxima do Governo do Distrito Federal é garantir a segurança dos nossos servidores que se encontram em Israel neste momento delicado. Estamos atuando de forma coordenada, com responsabilidade, e em constante diálogo com o governo federal”, reforçou Celina Leão.
Segundo Celina, o Governo do Distrito Federal segue mobilizado, acompanhando os desdobramentos da crise e reafirmando seu compromisso com a integridade de seus representantes e com a proteção de todos os brasileiros no exterior.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Governo do Distrito Federal (GDF) criou 15 cargos comissionados para…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Câmara Legislativa promulgou uma norma que dá segurança jurídica para…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O governador Ibaneis Rocha (MDB) reuniu ontem (19) o primeiro escalão…
*Por Ana Maria Campos O jurista brasileiro Rodrigo Mudrovitsch assume a presidência da Corte Intreramericana…
ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha (MDB) usou as redes sociais nesta sexta-feira (16)…