Celeridade na tramitação do PDOT

Compartilhe

Por Arthur Souza,

Após o Correio antecipar, no último domingo, detalhes do projeto de lei que atualizará o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), numa entrevista exclusiva com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, a coluna conversou com o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Wellington Luiz (MDB). O distrital disse que o PDOT é um tema complexo. “Mas, pelo que tivemos acesso, a matéria está atendendo aquilo que foi proposto”, avaliou.

Discussão interna

Sobre as regiões definidas para regularização pelo GDF, o presidente da CLDF ressaltou que esse é um tema que ainda deve ser discutido na Casa. “Temos as limitações, mas o papel da Câmara é esse, trabalhar para atender, da melhor forma possível, os anseios da população”, afirmou.

Análise completa

Segundo o distrital, os detalhes revelados por Marcelo Vaz “trazem exatamente as etapas que queremos (deputados) cumprir”. “Com o projeto sendo entregue em julho, a gente deve se debruçar sobre o projeto durante um tempo menor, mas suficiente para analisá-lo por completo e votar entre a segunda quinzena de novembro e a primeira metade de dezembro”, comentou.

275 armas brancas apreendidas

Durante as comemorações do aniversário de Brasília, que terminou ontem, as forças de segurança trabalharam para garantir um evento tranquilo a quem foi curtir os shows. Segundo o balanço preliminar da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), somente nos dias 19 e 20, cerca de 275 armas brancas — facas, tesouras, estiletes, etc. — foram apreendidas.

Sem ocorrência grave

Além disso, cinco armas de choque, um simulacro de arma de fogo e mais de 30 porções de drogas diversas foram recolhidos pelas forças de segurança da capital. De acordo com a pasta, o balanço final da operação deve ser divulgado hoje.

Dinamismo das agendas

A vice-governadora Celina Leão (PP) mostrou um grande dinamismo em suas agendas no dia do aniversário da capital do país. Além de participar das entregas das premiações da Maratona Brasília 2025, a progressista também assistiu a uma missa na Catedral e participou de um culto evangélico. “Hoje, me perguntaram se eu sou duas. Ainda consegui arrumar tempo para malhar”, brincou Celina, à coluna.

Homenagem

A superintendente do Hospital Universitário de Brasília (HUB), professora Fátima Sousa, homenageou Brasília pelos seus 65 anos. Em um texto publicado nas redes sociais, ela comentou que, ao receber o título de Cidadã Honorária de Brasília, se sentiu abraçada pela cidade que a acolheu, ensinou e inspirou. “Aqui, entre as curvas de Niemeyer, e os sonhos de inúmeras pessoas, entre elas Darcy Ribeiro e as tantas vozes das comunidades que fazem esta capital pulsar até hoje, encontrei o meu lugar de pertencimento”, ressaltou Fátima Sousa.

Perto da imprensa

O presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel de Andrade, inaugura um novo tempo na corte. Recentemente, distribuiu homenagens a jornalistas e prometeu que, em breve, lançará um prêmio. Quando assumiu o cargo, fez visitas a redações de jornais, fez entrevistas coletivas e anunciou: quer se aproximar da imprensa. A homenagem inédita deve ser institucionalizada e realizada anualmente. Manoelzinho, como é conhecido desde os tempos do sindicato dos táxis, deseja que os demais conselheiros também participem, apontando quais profissionais devem ser homenageados.

A invenção da Superquadra

A Editora Senac-DF e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) relançam, hoje, o livro A invenção da Superquadra. A publicação é uma das principais referências sobre o Conjunto Urbanístico de Brasília, baseada na pesquisa dos professores Matheus Gorovitz e Marcílio Mendes Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB). O evento ocorre às 17h, na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes.

Nome confirmado

Não é novidade que a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) está entre as cotadas para concorrer ao comando do Palácio do Buriti. Porém, fontes ouvidas pela coluna dão conta de que ela deve lançar sua pré-candidatura no início do próximo semestre.

Troca de partido

A informação é que ela não deve seguir no Cidadania e escolherá um partido que seja da mesma posição que a sua. Nos bastidores, a informação é que a distrital está negociando com a nova legenda e com os nomes que devem compor sua chapa, como candidatos aos cargos de vice-governador e senador.

Nova filiação

Após o ex-distrital Guarda Jânio, o Partido Social Democrático (PSD) no DF trouxe Beto Ceará — que concorreu para deputado federal nas eleições de 2022, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). “Ele tem um trabalho admirável, dedicando-se há 18 anos ao auxílio de famílias carentes. O sonho de atender 15 mil famílias mostra o quanto ele é comprometido em combater a fome na nossa região”, elogiou o presidente regional da legenda, Paulo Octávio.

Composição

A filiação de Beto Ceará ocorreu na semana passada. Segundo o empresário, a ideia é participar da chapa majoritária em 2026, compondo o grupo do atual governador, Ibaneis Rocha (MDB). “Precisamos acomodar o PSD de uma forma confortável”, disse Paulo Octávio.

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • CB.Poder

MP encaminha inquérito contra Pedro Turra para a Promotoria do Júri de Águas Claras

Ana Maria Campos A Promotoria de Justiça Criminal de Taguatinga encaminhou o caso do ex-piloto…

15 horas atrás
  • CB.Poder

Advogado Rodrigo Badaró foi indicado para presidir Comitê Nacional de Inteligência Artificial do Judiciário

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O advogado Rodrigo Badaró, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Leila do Vôlei é reeleita presidente do PDT-DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A senadora Leila do Vôlei foi reeleita presidente do PDT-DF neste…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Chacina do DF vai a júri em abril. Pena pode ultrapassar 300 anos de prisão, segundo MP

Um dos crimes mais impressionantes da história do Distrito Federal, a chacina de 10 pessoas…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Morte de Rodrigo Castanheira: classificação do crime pode alterar a pena máxima de 12 para 30 anos de prisão

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A discussão entre especialistas em direito penal do momento é sobre…

1 dia atrás
  • CB.Poder

TJDFT aprova penduricalho e medida é barrada pelo STF

ANA MARIA CAMPOS O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos…

3 dias atrás