Caputo e a possível candidatura ao GDF

Compartilhe

Texto feito por Ana Maria Campos e publicado neste sábado (31/5) — O ex-presidente da OAB Francisco Caputo esteve ontem com o presidente do União Brasil no Distrito Federal, Manoel Arruda, e os dois tiveram uma animada conversa sobre 2026. Caputo estuda convite para se filiar ao União com a possibilidade de ser candidato a um cargo majoritário. Apesar de a federação União Progressista ter uma pré-candidata ao Palácio do Buriti, a vice-governadora Celina Leão (PP), Manoel Arruda avalia que o cenário ainda depende da eleição presidencial, das coligações partidárias e dos palanques nos estados. Ao Correio, Caputo disse que está animado para contribuir. “Tenho conversado muito sobre as eleições e estou com muita vontade de dar minha contribuição para o DF. Brasília merece mais”, afirmou.

Gigante chinesa de transporte estuda projeto no DF

O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, está animado com a possibilidade da instalação da Cosco Brasil no Distrito Federal. Na quinta-feira (29), Paco reuniu-se com o presidente da empresa, Jeffrey Ge, e elencou os pontos positivos do DF para acolher a gigante chinesa do ramo de transportes. A ideia é que, na capital, seja montado um centro de distribuição de produtos para toda a América do Sul. “O DF tem uma localização privilegiada, pois está exatamente no centro do Brasil, no centro da América do Sul”, enfatizou Paco que, entre outras oportunidades, ressaltou a facilidade de encontrar terrenos disponíveis no DF para a construção do empreendimento. Jeffrey gostou do que ouviu do secretário e disse ter ficado com uma boa impressão do DF. Um novo encontro está marcado para avançar no assunto.

Missão 2026 para o PT

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, umas figuras mais influentes no PT, gravou mensagem de apoio à candidatura de Guilherme Sigmaringa à presidência do PT-DF. “Agora renovar, reconstruir o PT. Em 2026, reeleger Lula. Mas nós temos a tarefa em Brasília de disputar para vencer numa aliança com todas as forças progressistas de esquerda e eleger a Erika para o Senado e aumentar nossa bancada de deputados na Câmara
Distrital e na Câmara Legislativa”, afirmou Dirceu.

STF libera instalação do Na Hora Mulher

A Procuradoria da Câmara Legislativa conseguiu reverter a anulação da Lei 7.470/2024, que criou o Na Hora Mulher. A iniciativa prevê a instalação, em um único local, de representações de órgãos públicos especializados em suporte aos direitos das mulheres, em especial vítimas de violência. Na segunda-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu a decisão jurídica que considerava a legislação inconstitucional. A lei voltou a entrar em vigor e agora aguarda regulamentação do Executivo para ser colocada em prática. “Foi uma larga vitória para a Câmara Legislativa, por unanimidade no plenário do STF”, comemora o procurador legislativo Rodrigo Campestrini, que atuou no processo. “A decisão do STF é histórica”, a deputada Doutora Jane (MDB),
autora da proposta.

Desembargadora brasiliense julga greve dos professores abusiva

Relatora da ação que trata do dissídio dos professores da rede pública do DF,  Lucimeire Maria da Silva foi a primeira juíza nascida em Brasília a chegar ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ela considerou, ao apreciar o caso, a importância dos serviços de educação para a comunidade e considerou a greve abusiva. “O elevado grau de essencialidade dos serviços em voga impõe que seja determinada a imediata manutenção de 100% (cem por cento) de todas as atividades realizadas nas unidades educacionais do Distrito Federal”, registrou a magistrada.

“Marco rumo à inclusão”

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) comentou, em suas redes sociais, a pesquisa inédita que revelou o número oficial de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo no Brasil, publicada pelo Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Distrito Federal, o número registrado foi de 34,1 mil, o que representa 1,2% da população local. Defensor da inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) e dos autistas, Negreiros destacou que a divulgação desses dados significa um marco rumo à inclusão e à elaboração de políticas públicas mais eficientes. “Ao mapearmos e reconhecermos a dimensão da comunidade autista, podemos planejar melhor e garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados e ampliados”, ressaltou o distrital, que tem a causa autista como uma das principais bandeiras de seu mandato.

Inaceitável

Segundo levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em 2024, o Distrito Federal registrou 191 mortes no trânsito. Embora esse número represente avanços em relação a anos anteriores, quase 200 óbitos em acidentes nas pistas ainda é um número inaceitável. “É preciso olhar para além das estatísticas e entender quem são essas vítimas, geralmente pedestres, ciclistas, trabalhadores e estudantes, e como suas famílias são destroçadas por essas perdas”, alertou o promotor de justiça Dênio Moura.

Engajamento social e ambiental

O governador Ibaneis Rocha (MDB) tem se empenhado no projeto Adote uma Praça, que busca a parceria do Executivo com pessoas físicas e jurídicas dispostas a contribuir. A ideia abarca também a manutenção e revitalização de parques e áreas verdes. Ganha a comunidade com as benfeitorias e o padrinho do empreendimento com a divulgação por meio de uma placa ou outras formas de seu engajamento social e ambiental.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

  • CB.Poder

Trabalhadores da limpeza do Buriti vão receber adicional de insalubridade, por decisão judicial

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…

2 horas atrás
  • CB.Poder

Claudio Abrantes anuncia pré-candidatura à CLDF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…

2 horas atrás
  • CB.Poder

Deputada propõe incluir crimes da Lei Maria da Penha na Lei da Ficha Limpa

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…

2 horas atrás
  • Coluna Brasília-DF

Reações à “missão” de Flávio Bolsonaro

Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Desembargador aposentado chega para disputar voto bolsonarista no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…

4 dias atrás