Texto feito por Ana Maria Campos e publicado neste sábado (31/5) — O ex-presidente da OAB Francisco Caputo esteve ontem com o presidente do União Brasil no Distrito Federal, Manoel Arruda, e os dois tiveram uma animada conversa sobre 2026. Caputo estuda convite para se filiar ao União com a possibilidade de ser candidato a um cargo majoritário. Apesar de a federação União Progressista ter uma pré-candidata ao Palácio do Buriti, a vice-governadora Celina Leão (PP), Manoel Arruda avalia que o cenário ainda depende da eleição presidencial, das coligações partidárias e dos palanques nos estados. Ao Correio, Caputo disse que está animado para contribuir. “Tenho conversado muito sobre as eleições e estou com muita vontade de dar minha contribuição para o DF. Brasília merece mais”, afirmou.
O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, está animado com a possibilidade da instalação da Cosco Brasil no Distrito Federal. Na quinta-feira (29), Paco reuniu-se com o presidente da empresa, Jeffrey Ge, e elencou os pontos positivos do DF para acolher a gigante chinesa do ramo de transportes. A ideia é que, na capital, seja montado um centro de distribuição de produtos para toda a América do Sul. “O DF tem uma localização privilegiada, pois está exatamente no centro do Brasil, no centro da América do Sul”, enfatizou Paco que, entre outras oportunidades, ressaltou a facilidade de encontrar terrenos disponíveis no DF para a construção do empreendimento. Jeffrey gostou do que ouviu do secretário e disse ter ficado com uma boa impressão do DF. Um novo encontro está marcado para avançar no assunto.
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, umas figuras mais influentes no PT, gravou mensagem de apoio à candidatura de Guilherme Sigmaringa à presidência do PT-DF. “Agora renovar, reconstruir o PT. Em 2026, reeleger Lula. Mas nós temos a tarefa em Brasília de disputar para vencer numa aliança com todas as forças progressistas de esquerda e eleger a Erika para o Senado e aumentar nossa bancada de deputados na Câmara
Distrital e na Câmara Legislativa”, afirmou Dirceu.
A Procuradoria da Câmara Legislativa conseguiu reverter a anulação da Lei 7.470/2024, que criou o Na Hora Mulher. A iniciativa prevê a instalação, em um único local, de representações de órgãos públicos especializados em suporte aos direitos das mulheres, em especial vítimas de violência. Na segunda-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu a decisão jurídica que considerava a legislação inconstitucional. A lei voltou a entrar em vigor e agora aguarda regulamentação do Executivo para ser colocada em prática. “Foi uma larga vitória para a Câmara Legislativa, por unanimidade no plenário do STF”, comemora o procurador legislativo Rodrigo Campestrini, que atuou no processo. “A decisão do STF é histórica”, a deputada Doutora Jane (MDB),
autora da proposta.
Relatora da ação que trata do dissídio dos professores da rede pública do DF, Lucimeire Maria da Silva foi a primeira juíza nascida em Brasília a chegar ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ela considerou, ao apreciar o caso, a importância dos serviços de educação para a comunidade e considerou a greve abusiva. “O elevado grau de essencialidade dos serviços em voga impõe que seja determinada a imediata manutenção de 100% (cem por cento) de todas as atividades realizadas nas unidades educacionais do Distrito Federal”, registrou a magistrada.
O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) comentou, em suas redes sociais, a pesquisa inédita que revelou o número oficial de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo no Brasil, publicada pelo Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Distrito Federal, o número registrado foi de 34,1 mil, o que representa 1,2% da população local. Defensor da inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) e dos autistas, Negreiros destacou que a divulgação desses dados significa um marco rumo à inclusão e à elaboração de políticas públicas mais eficientes. “Ao mapearmos e reconhecermos a dimensão da comunidade autista, podemos planejar melhor e garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados e ampliados”, ressaltou o distrital, que tem a causa autista como uma das principais bandeiras de seu mandato.
Segundo levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em 2024, o Distrito Federal registrou 191 mortes no trânsito. Embora esse número represente avanços em relação a anos anteriores, quase 200 óbitos em acidentes nas pistas ainda é um número inaceitável. “É preciso olhar para além das estatísticas e entender quem são essas vítimas, geralmente pedestres, ciclistas, trabalhadores e estudantes, e como suas famílias são destroçadas por essas perdas”, alertou o promotor de justiça Dênio Moura.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) tem se empenhado no projeto Adote uma Praça, que busca a parceria do Executivo com pessoas físicas e jurídicas dispostas a contribuir. A ideia abarca também a manutenção e revitalização de parques e áreas verdes. Ganha a comunidade com as benfeitorias e o padrinho do empreendimento com a divulgação por meio de uma placa ou outras formas de seu engajamento social e ambiental.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Orçamento da União para 2026 prevê…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Dos 24 deputados distritais da atual legislatura,…