Por Ana Maria Campos — Os deputados distritais aprovaram ontem a ampliação da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, que passou de cinco para sete membros. Os dois novos cargos criados são os de segundo vice-presidente e de quarto secretário. A mudança começa a valer no ano que vem, depois da eleição para composição do colegiado, a ser realizada na primeira quinzena de dezembro deste ano. Também foram aprovados ajustes na estrutura administrativa e nos cargos em comissão para se adequarem ao novo organograma da Mesa Diretora. Essas mudanças, no entanto, só entrarão em vigor na próxima legislatura.
——-
A execução e a regulamentação das emendas parlamentares foram tema de nova reunião entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Câmara Legislativa e a Casa Civil do Governo do Distrito Federal. Foi discutido o conteúdo de uma proposta de projeto de lei que cria mecanismos para maior efetividade na distribuição e utilização dos recursos provenientes das emendas parlamentares em políticas públicas, projetos e investimentos de infraestrutura voltados à melhoria da qualidade de vida da população do DF.
——-
A Novacap plantou 2 mil mudas de 65 espécies nativas que mudarão a paisagem no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. O lugar, antes ocupado pelos pinheiros retirados por questões de segurança, agora é um berçário repleto de novas mudas nativas do Cerrado brasiliense.
O Governo do Distrito Federal finalizou o plantio das novas árvores em março. O crescimento das mudas está sendo monitorado pelo Departamento de Parques e Jardins da Novacap.
——-
A ministra Cármen Lúcia foi eleita ontem presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A única mulher na Corte Superior vai comandar as eleições municipais. A magistrada vai suceder o ministro Alexandre de Moraes em junho.
——-
Relator da denúncia contra os policiais militares acusados de permitir a ocupação e destruição das sedes dos Três Poderes, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, marcou os depoimentos das testemunhas arroladas pela Procuradoria-Geral da República. O governador Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-interventor federal na Segurança, Ricardo Cappelli, serão ouvidos por videoconferência.
A oitiva será em 13 de maio. Também estão na lista de testemunhas do Ministério Público o ex-diretor de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência Saulo Moura da Cunha, o diretor da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, Paul Pierre Deeter, e o secretário de Segurança Institucional do STF, Marcelo Canizares Schettini Seabra.
——-
Diante da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Ricardo Vale (PT), anunciou que a Casa está recebendo doações para serem entregues às vítimas da tragédia ambiental. A iniciativa é do parlamentar, com a Mesa Diretora, que incluiu a Casa no movimento de solidariedade do DF. Ricardo Vale destacou que além de alimentos, cobertores e colchões, é possível doar ração, pois há muitos animais resgatados.
——-
As enchentes no Rio Grande do Sul atingiram até o sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas na capital do país. É que o Distrito Federal usa o ambiente da Secretaria de Fazenda do estado que está enfrentando o pior desastre ambiental da história — SEFAZ RS — para emitir notas fiscais eletrônicas. Por isso, o sistema está mais lento.
No Rio Grande do Sul, foram necessárias ações emergenciais, como a interrupção da operação de um dos Datacenters e a transferência da operação de alguns serviços para o ambiente tecnológico de nuvem. Os empresários do DF estão sendo orientados sobre como proceder.
——-
A posse da primeira executiva do Partido da Renovação Democrática (PRD) no Distrito Federal será realizada em 16 de maio, na Câmara Legislativa. O PRD é o resultado da fusão entre os antigos Patriotas e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O partido, que tem um representante na Casa, o deputado distrital Rogério Morro da Cruz, terá no comando Lucas Kontoyanis (presidente), Sidney Pessoa (vice-presidente) e Marco Vicenzo (secretário-geral).
——-
“Nós somos um país único e uma bandeira só. É importante separar a bandeira do nosso país de bandeiras partidárias. Temos, de um lado, quem respeita o direito de cada um e, de outro, uma parcela que defende o ódio e a leviandade e não sabe respeitar resultado de eleições. É importante recuperar a capacidade do debate para as pessoas discutirem a situação do Brasil com argumentos”
Presidente Lula (PT)
—
“Em um momento de urgente união nacional pelo bem do Rio Grande do Sul e do povo gaúcho, o presidente Lula insiste em fomentar a polarização. Infelizmente, o PT faz política com o desastre e a tragédia que enluta o pais, típico #PadrãoPT. Saudades do presidente Jair Bolsonaro”
Senador Rogério Marinho (PL-RN)
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…