21/11/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Votação no plenário da Câmara Legislativa do DF
Por Ana Maria Campos — Os deputados distritais reagiram institucionalmente às críticas feitas pela 2ª vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Rosylane Nascimento. A Câmara Legislativa divulgou nota de repúdio em que afirma não admitir o que considera uma “tentativa de interferência ou intimidação no trabalho parlamentar”. A médica criticou em vídeo divulgado nas redes sociais visitas de fiscalização em hospitais, que estariam tumultuando o trabalho dos profissionais de saúde e prejudicando os pacientes. “Nosso dever, responsabilidade e compromisso com a população não serão submetidos a qualquer tipo de censura ou repressão. Esta Casa não declinará de suas obrigações legais”, afirmam os parlamentares na nota. Os distritais, em nota conjunta, acrescentam: “Os parlamentares terão garantidas as suas prerrogativas em qualquer ambiente que envolva os interesses e a defesa da população, incluindo os usuários e trabalhadores do sistema público de saúde do DF”.
O Distrito Federal perdeu o status de única unidade da Federação com mulheres no comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF. A coronel Mônica Mesquita Miranda completou o tempo de serviço na corporação, deixou o cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros e foi para a reserva. Na semana passada, ela foi substituída pelo coronel Sandro Gomes Santos da Silva, indicado pelo deputado distrital Roosevelt Vilela (PL), oriundo da corporação. A escolha teve a aprovação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. O coronel Sandro Gomes ocupou o cargo de subcomandante-geral da corporação e subsecretário da Defesa Civil do Distrito Federal. Foi também diretor de Vistorias e comandante do 2º Grupamento Bombeiro Militar (Taguatinga).
Catarina nasceu ontem às 13h42, com 50 cm e 4,2 kg. É a primeira netinha do procurador distrital dos direitos do cidadão, José Eduardo Sabo Paes. Os pais da bebê — Guilherme, filho de Sabo e Sara, e Karla — estão radiantes. Os avós mais ainda. Seja bem-vinda, Catarina!
Realizado todos os anos desde 2014, o Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (SPES), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu neste ano uma disrupção significativa ao apresentar 28 palestrantes mulheres com diversidade étnico-racial em todos os painéis, uma ação representativa que incentiva o empoderamento feminino e a indução da participação das mulheres na sociedade. O seminário, realizado na semana passada, é considerado um importante fórum para fomentar a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na administração pública, consolidando-se como o maior evento de gestão voltado à sustentabilidade com ampla participação interinstitucional e da sociedade civil.Uma década da emendada.
Os defensores públicos celebraram neste mês os 10 anos da Emenda Constitucional 80/2014, um marco significativo na história da Defensoria Pública brasileira. A emenda representou um importante passo para a equiparação constitucional da Defensoria Pública em relação às carreiras da magistratura e do Ministério Público. Além disso, garantiu o acesso à Justiça por meio da presença de defensoras e defensores públicos em diversas regiões do país. “Este é um momento de comemoração para a Anadep (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos) e para a Defensoria Pública brasileira, pois representa uma das maiores vitórias da Instituição na última década”, afirma Rivana Ricarte, presidente da Anadep.
A Justiça espanhola puniu com prisão torcedores que atacaram Vinicius Jr. com insultos racistas em estádio. “Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”, afirmou o jogador em uma rede social.
Mais uma mulher foi vítima de feminicídio ontem no Distrito Federal. É o oitavo caso neste ano. Esse é um tipo de crime difícil de combater e que demanda a união de toda a sociedade para que a violência contra a mulher não seja banalizada.
“Que tal a gente aproveitar que a esquerda está empenhada contra estupradores, hein? E aí a gente aprova também o PL que acaba com progressão de pena pra crime hediondo. O criminoso fica preso. Vamos?”
Senadora Damares Alves (Republicanos- DF)
“Sentiram. E para disfarçar que estão aliviando para os estupradores e criminalizando as mulheres, começaram a resgatar propostas de castração química, prisão perpétua e etc. Sempre nesse jogo pseudo moralista”
Leandro Grass, presidente do Iphan
Na sala de Justiça
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) ingressou com a Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido liminar, para questionar a constitucionalidade da Lei 14.843/24 que trata da saída temporária de pessoas presas e a exigência do exame criminológico para progressão de regime. A matéria foi distribuída ao ministro Edson Fachin, relator da ADI 7663, sobre o mesmo tema.
ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…