Coluna Eixo Capital, publicada na edição do dia 28 de junho de 2025, por Ana Maria Campos — A Mesa Diretora da Câmara Legislativa se preparava para arquivar a representação por assédio sexual contra o deputado distrital Daniel Donizet (MDB), quando a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) e o deputado Daniel de Castro (PP) pediram vista. Assim, o processo ficou paralisado. Agora, a situação do deputado, flagrado numa blitz da Polícia Militar do DF com sinais de embriaguez, fica mais complicada. Uma situação não tem relação com a outra, mas o desgaste do distrital pode fragilizar sua defesa.
Está nas mãos do governador Ibaneis Rocha (MDB) para sanção ou veto projeto de autoria do deputado Thiago Manzoni (PL), que estabelece que o valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é condizente com o valor de mercado. A medida vem para combater a prática corriqueira da administração tributária do Distrito Federal de estabelecer, unilateralmente, o valor do imóvel, cobrando o ITBI sobre um valor maior do que o valor real da transação.
A Câmara Legislativa aprovou projeto de lei da deputada Paula Belmonte que estabelece uma quarentena de seis meses entre os cargos de secretário de Saúde e presidente do Iges-DF. A proposta surgiu após a troca-relâmpago de cadeiras protagonizada por Juracy Cavalcante, que deixou a presidência do instituto para assumir, dias depois, o comando da Secretaria de Saúde, o que Paula classificou como “moralmente inaceitável”.
Projeto de lei de autoria do deputado distrital Pepa (PP), aprovado na semana passada pela Câmara Legislativa, assegura aos advogados inscritos na OAB-DF o acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com a aprovação da nova norma, os profissionais da advocacia poderão exercer seu trabalho com mais agilidade e menos burocracia, especialmente para fins de consulta, acompanhamento e peticionamento em processos administrativos no âmbito do Distrito Federal. Segundo o parlamentar, a medida representa um avanço na modernização da relação entre o setor público e os profissionais do direito, facilitando o acompanhamento dos processos administrativos e fortalecendo as garantias do exercício da advocacia.
Neste sábado, a diretoria do Clube de Golfe vai instalar a placa com o nome do governador Ibaneis Rocha (MDB) no campo. Trata-se de um agradecimento pela regularização da área, com concessão do direito real de uso por 30 anos. A área foi projetada por Lucio Costa. O clube prepara para hoje um coquetel para a homenagem.
A ex-deputada e ex-ministra Flavia Peres, ex-Arruda, postou uma foto com uma mensagem à cantora Preta Gil, que está em tratamento alternativo para derrubar um câncer, nos Estados Unidos. Casada com o banqueiro baiano Augusto Lima, Flavia se divide entre Brasília, onde moram as filhas, e Salvador. Mas frequenta o circuito dos artistas baianos.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito para a Academia Brasiliense de Letras, com 27 votos. O magistrado vai suceder Marcos Vinicios Vilaça, ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), na Cadeira I. Vilaça morreu em março. A escritora Karoline Fernanda Marques recebeu um voto e a escritora Valdivia S. Beauchamp, dois votos.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) enviou 185 policiais civis — entre ativos e aposentados — para Birmingham, no Alabama (EUA), para disputar os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros (World Police and Fire Games — WPFG), que começam hoje e vão até 6 de julho. Essa é a maior delegação já enviada pela corporação a um evento da categoria. A participação ampliada só foi possível graças à articulação entre o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) e parlamentares do Distrito Federal. As passagens dos atletas foram viabilizadas por meio de recursos destinados por emendas parlamentares do deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), do presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), e da deputada distrital Dra. Jane Klebia (MDB). Considerados a “Olimpíada” das forças de segurança pública, os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros reúnem, a cada dois anos, milhares de atletas das corporações de diversos países para disputar modalidades que vão desde artes marciais e natação até esportes coletivos, como futebol e vôlei.
ANA MARIA CAMPOS Em plena madrugada, a Câmara dos Deputados concluiu às 2h34 desta quarta-feira…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…