Crédito: Isac Nóbrega/PR. Ronaldo Caiado, Governador de Goiás. Crédito: Isac Nóbrega/PR

Caiado foi o grande vencedor das eleições no Entorno

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital por Ana Maria Campos


Por conta do apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o DEM foi o grande vitorioso nas eleições nos municípios goianos do Entorno. Das 29 cidades, os democratas ganharam em 13, inclusive em tradicionais e importantes cidades para Brasília, como Luziânia e Alto Paraíso. O segundo partido com mais vitórias foi o PP, com quatro prefeituras. O que esse resultado significa para o DF em 2022? Não muita coisa. As legendas de oposição ao governador Ibaneis Rocha (MDB) tiveram desempenho pífio nas cidades vizinhas. PT, PSol e Rede não elegeram nenhum prefeito na região. O PSB, de Rollemberg, emplacou apenas uma prefeitura, com Vilmar Kalunga, em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros. A força de Caiado pode ser uma onda contra Ibaneis, mas não é difícil surgir uma aliança entre MDB e DEM no Distrito Federal. O presidente regional do DEM, Alberto Fraga, dificilmente embarcará numa aventura eleitoral ao Palácio do Buriti daqui a dois anos. Então, o maior significado pode ser o sentimento do eleitor na pandemia: Caiado foi muito médico na gestão do governo. Chegou a brigar com o outrora aliado Jair Bolsonaro. Passou no teste das urnas no Entorno.

Vitória mais ampla em Cabeceiras

Das 33 cidades da região do Entorno, apenas 15 elegeram o prefeito com mais de 50% dos votos válidos. O melhor desempenho aconteceu em Cabeceiras (GO), onde o candidato Tuta (PDT) conseguiu 63,93% dos votos. O mais baixo percentual foi registrado em Planaltina, com a eleição do Delegado Cristiomário (PSL), que teve 33,24%.

Líderes do Entorno esquecidos

Foi-se o tempo que o Entorno era terra de uma aliança entre Joaquim Roriz, Marconi Perillo e José Roberto Arruda. O tempo passa. Poucos políticos de Goiás e do DF se importaram tanto com o eleitorado da região.

Centenário na política

Quando terminar o mandato em 2024, o prefeito eleito de Muriaé, José Braz (PP), terá 99 anos. O empresário fez 95 anos em outubro. A idade não tira a disposição do mineiro que teve 23.763 votos.

Avante elege um prefeito no Entorno

O vice-governador Paco Britto (Avante — foto) ficou muito satisfeito com o desempenho do seu partido nas eleições nas cidades que compõem o Entorno do DF. Em Cabeceira Grande (MG), a legenda elegeu, pela primeira vez, um prefeito na região da Ride: Professor Eldson, com 47,88% dos votos válidos. “É um motivo de muito orgulho termos eleito um candidato, termos estado ao lado de outros tantos que também foram eleitos. É a chance de o Avante mostrar o potencial de sua gestão à frente de uma prefeitura nessas cidades”, frisou Paco.

Mulheres no Entorno

Apenas cinco mulheres se elegeram no Entorno do Distrito Federal, entre os 33 municípios que compõem a Ride. As prefeitas de Alvorada do Norte, Iolanda (DEM), de Mimoso de Goiás, Angela (DEM), de São João d’Aliança, Débora (PL), de Simolândia, Dona Dete (DEM), é de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro (DEM), são raridade entre os políticos do interior. Mas onde ganharam deram de lavada. Apenas Joseleide não levou com mais de 55% dos votos.

Lide recebe Ibaneis

O convidado desta edição do almoço com personalidades promovido pelo LIDE, grupo de empresários liderado por Paulo Octávio em Brasília, recebe quarta-feira (18/11) o governador Ibaneis Rocha (MDB). Será uma oportunidade para um bate-papo sobre os rumos da economia do DF no pós-pandemia ou na segunda onda de covid-19 que pode pintar no começo de 2021.

É o amor

Nas peregrinações pelo Entorno no fim de semana, Ibaneis Rocha e a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, foram recebidos na fazenda do cantor Zezé Di Camargo e da mulher dele, Graciele Lacerda. Estavam acompanhados do secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo. Comeram um frango na propriedade batizada com o nome da música É o amor, que tornou o cantor famoso. O post foi publicado no Instagram de Gilvan, mas depois deletado. Mesmo assim, circulou bastante.

Só papos

“Obrigado, São Paulo. A experiência e a esperança venceram os radicais no primeiro turno. A experiência e a esperança também vencerão no segundo turno. Juntos, com força, foco e fé, seremos vitoriosos”
Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição

“Segundo turno é outra eleição. Vai ter muito debate na TV. Quero apresentar propostas e confrontar propostas. O eleitor tem o direito de saber qual é a posição e o lado de cada um dos candidatos”
Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo