Por Ana Maria Campos – À Queima Roupa – Ex-governador José Roberto Arruda
“Falei com os ex-governadores José Ornelas, com 101 anos e muito lúcido, Cristovam, Abadia, Paulo Octávio, Rosso, Agnelo e Rollemberg e todos estamos de acordo em apoiar as iniciativas políticas do governador Ibaneis nessa questão, inclusive visitando o senado, se for o caso”
O senhor foi líder do governo Fernando Henrique no Senado e acompanhou as discussões sobre a criação do Fundo Constitucional. Qual foi o espírito da criação desse fundo atrelado à receita da União?
O repasse de recursos para Brasília já existia desde 1960, de forma voluntária, por reconhecer que há custos da capital do País que são de todos os brasileiros. Em 2002, o que conseguimos foi colocar na Constituição. E o espírito do Roriz e do presidente FHC foi exatamente sair do caráter voluntário e colocar de forma definitiva.
Na sua avaliação, a mudança na correção do Fundo Constitucional vai representar mesmo perdas financeiras para o DF?
As perdas seriam grandes, segundo o governador Ibaneis, que tem colocado isso de forma muito responsável e habilidosa.
Por que essa discussão surgiu agora?
Não é a primeira vez que bancadas de outros estados tentam mexer no fundo do DF. Teve iniciativa da deputada Clarissa Garotinho e da bancada de Goiás, e das outras vezes conseguimos mostrar que Brasília, como capital, tem responsabilidades específicas. O 8 de janeiro é um exemplo disso.
Acredita que o senado vai rever a votação da câmara da semana passada?
Creio que sim. E mesmo na Câmara é possível reverter esse entendimento. Falei com os ex-governadores José Ornelas, com 101 anos e muito lúcido, Cristovam, Abadia, Paulo Octávio, Rosso, Agnelo e Rollemberg e todos estamos de acordo em apoiar as iniciativas políticas do governador Ibaneis nessa questão, inclusive visitando o senado, se for o caso. Todos nós somos conscientes de que Brasília não tem como ser administrada com cortes no fundo. Liguei para o governador Ibaneis e passei para ele essa nossa disposição.
Brasília precisa buscar mais independência da União? Como?
Brasília, como capital, não pode e não deve ter essa total independência. Somos hospedeiros dos poderes da República, das embaixadas, e isso nos dá responsabilidades muito específicas, além de limitações ambientais e outras.
Como será o futuro de Brasília?
Eu espero que, no futuro, Brasília continue sendo mais que capital, como pensaram JK, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e outros pioneiros, mas sendo exemplo a ser seguido na segurança, na saúde e na educação pública.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…