Brasileiros escapam de Israel em voo da FAB com três gatinhos e um shitzu

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

Três gatinhos e uma cachorrinha Shitzu embarcaram hoje (11) no segundo voo que traz brasileiros repatriados de Israel. Em situações de guerra, os animais de estimação, muitas vezes, ficam em segundo plano. Mas os bichinhos puderam viajar com seus tutores graças a uma medida adotada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para facilitar o transporte dos pets, sem as exigências burocráticas que impediriam o embarque às pressas.

Cesar, Babu e Frajolinha são gatinhos brasilienses. Eles foram adotados pelo jornalista Felipe Campbell que também é de Brasília, mas mora em Telavive há quase três anos. Ele, a mulher, Carolina Rizzo, e os dois filhos, de três anos e um ano e meio, decidiram voltar ao Brasil, pelo menos até a situação melhorar em Israel.

Os felinos já são sobreviventes. César e Babu eram gatos de rua que Felipe resgatou em Brasília há 10 anos. Estão viajando no porão do avião. Frajolinha foi encontrada por Carolina em um bueiro na 212 Sul há seis anos. Com a mudança para Israel, os gatos foram junto com a família.

Na volta de emergência para o Brasil, os pets quase tiveram que ficar para trás. “Foi um drama conseguir embarcar. Já tinha deixado um esquema para uma pessoa cuidar porque tinha uma exigência do Brasil que a gente não conseguiria cumprir a tempo de pegar o voo da FAB, mas teve uma decisão sensata ontem (10) que reverteu isso e foi muito importante”, disse Felipe ao Correio, enquanto esperava o avião decolar. “Eles fazem parte da nossa vida. São importantes para os nossos filhos. Temos dois filhos maravilhosos. Um deles inclusive nasceu aqui (Israel)”, acrescentou.

Bunker

O embarque foi complicado também para Felipe. O jornalista conta que pouco antes de entrar no avião se deparou com o alarme de míssil no aeroporto de Telavive. “Estávamos na fila do check-in e tivemos que correr para um bunker. Está muito bárbaro. Isso aqui é um dos maiores horrores que a humanidade viveu recentemente. Não consigo nem ter palavras para descrever. Vai ser muito bom retornar agora”, disse.

A cachorrinha shitzu viaja com a tutora, uma outra passageira. São 14 horas de voo de Telavive até o Brasil. Eles devem chegar por volta de 4h da manhã desta quinta-feira (12). Os primeiros resgatados chegaram nesta manhã (11) na Base Aérea de Brasília.

Dispensa de licenças

Para agilizar o embarque, o Ministério da Agricultura está dispensando a apresentação de Certificado Veterinário Internacional (CVI) emitido ou endossado pelas autoridades dos países de origem desses animais, além do atestado de vacinação ou qualquer outra certificação sanitária no momento do ingresso no país, para os repatriados e estrangeiros refugiados de Israel.

O Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente está, desde o início, acompanhando a situação da repatriação dos brasileiros com animais de estimação. “Estou muito feliz com a atuação do Ministério das Relações Exteriores e da FAB. O governo brasileiro não está medindo esforços para trazer com segurança todos os brasileiros com sua família humana e não humana. Ninguém ficará para trás!”, afirmou ao Correio a diretora do Departamento de Proteção Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, Vanessa Negrini.

Fotos: Divulgação/MRE

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • CB.Poder

“A causa animal é ativo universal”, diz chefe da Proteção Animal da SSP/DF

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  Como começou seu envolvimento com a proteção…

18 horas atrás
  • CB.Poder

Congresso terá R$ 37,8 bilhões para gastar com emendas impositivas

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  O Orçamento da União para 2026 prevê…

18 horas atrás
  • CB.Poder

Disputa à reeleição na Câmara Legislativa será acirrada

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  Dos 24 deputados distritais da atual legislatura,…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Professora da UnB é condenada por racismo contra aluno da medicina

A 5ª Vara Criminal de Brasília condenou uma professora da UnB pela prática de crime…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Rosso desiste da política

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Ex-governador e ex-deputado federal, Rogério Rosso, hoje diretor da Agência Reguladora…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Coordenador da Operação Caixa de Pandora assume superintendência regional da PF no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Apontado como técnico e com bom trânsito institucional, o novo superintendente…

4 dias atrás