Bolsonaro
Bolsonaro Alan Santos/PR Bolsonaro

Bolsonaro será homenageado pelo MPDFT

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) será homenageado com medalha do grau Grão-Colar pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A solenidade ocorrerá em 14 de junho no auditório Andrelino Bento dos Santos Filho, na sede da instituição, com a presença de várias autoridades. Os desembargadores Arnoldo Camanho de Assis, James Eduardo da Cruz de Moraes Oliveira e João Egmont Leôncio Lopes, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro e o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, receberão a mesma comenda. A deputada Bia Kicis (PSL/DF) será prestigada com a medalha Grã-Cruz. Para a parlamentar, que é procuradora do DF aposentada, a lembrança tem um gostinho a mais, já que Bia é irmã da procuradora de Justiça Ruth Kicis. Entre outros homenageados, está a comandante-geral da Polícia Militar do DF, Sheyla Sampaio. A grande anfitriã do evento será a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa. Dez promotores de Justiça e quatro servidores também serão prestigiados.

Policiais fora da lista

Na solenidade, 34 autoridades vão receber medalhas, entre as quais integrantes do Ministério Público, da Abin, das Forças Armadas, do TCU, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do meio político. Mas não há homenagem a nenhum representante da Polícia Civil ou da Polícia Federal.

Prazo ampliado

Deputada de primeiro mandato, na Câmara Legislativa há quatro meses, Júlia Lucy (Rede) emplacou o primeiro projeto de lei de sua autoria. Entrou em vigor ontem a lei que amplia para 18 meses o prazo para que estabelecimentos comerciais cumpram a exigência de adotarem copos e canudos biodegradáveis. O Poder Público deverá neste prazo promover campanhas de conscientização sobre o tema. Até então, o prazo para regulamentação da regra era de 90 dias, a contar de janeiro.

Câmara vira palco de artistas da Record

De iniciativa do deputado Martins Machado (PRB), da Igreja Universal, a Câmara Legislativa vai promover uma sessão solene em homenagem à teledramaturgia da TV Record. Artistas que atuam na novela Jesus vão marcar presença. Será nesta quinta-feira.

Maiores sistemas metroviários são públicos

Ex-presidente do Metrô/DF, Marcelo Dourado critica a possibilidade cogitada no atual governo de entregar à iniciativa privada a concessão do sistema de transporte do Metrô. “Acredito na gestão pública ética, eficiente e transparente. Os grandes metrôs do mundo são estatais. Não é paixão, é gestão estratégica com objetivos sociais com foco no cidadão, diferentes do setor privado, que tem por foco somente o lucro, acima de qualquer outra coisa”, disse. Segundo ele, os 13 maiores sistemas metroviários do mundo são estatais: Madri, Tóquio, Chicago, Londres, Paris, Nova York, Nova Déli, Moscou, Pequim, São Paulo, Copenhague, Seul e Berlim.

Empurrão político… Agora vai?

Com apoio dos Sindicatos dos Procuradores do DF e dos Defensores Públicos, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo) se reuniu ontem, em almoço no Coco Bambu do Lago Sul, com a bancada de deputados federais para articular uma ajuda para as demandas da categoria. A reforma da Previdência e o reajuste salarial da Polícia Civil estavam na pauta. A classe precisa de um empurrãozinho político para que a mensagem enviada pelo governador Ibaneis Rocha ao Ministério da Economia com a paridade da PCDF aos contracheques da Polícia Federal tramite no Congresso. Os parlamentares se comprometeram a encaminhar uma carta ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

A pergunta que não quer calar

O que você faria se ganhasse sozinho os R$ 170 milhões do sorteio desta semana da Mega-Sena?

Só papos

“Penso que as declarações de baixo nível falam mais sobre o ofensor do que sobre mim”

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, sobre os ataques que sofreu do humorista Gregorio Duvivier durante ato por “Lula Livre”

“E o Queiroz?”

Humorista Gregorio Duvivier, em réplica no Twitter, sobre o ex-servidor do gabinete de Flávio Bolsonaro (PSL/DF), apontado como suspeito de ser testa-de-ferro do filho do presidente Jair Bolsonaro