Flávia Arruda
Flávia Arruda Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press Flávia Arruda

Bancada feminina do DF ganha destaque no cenário nacional

Publicado em CB.Poder

As mulheres da bancada do Distrito Federal no Congresso conquistaram posições de destaque no cenário nacional nos últimos meses, com as mudanças na Câmara, no Senado e no Executivo. Ontem, a deputada federal Celina Leão (Progressistas) foi eleita coordenadora da Secretaria da Mulher e passa a liderar a bancada feminina por dois anos. Além dela, Bia Kicis (PSL-DF) comanda a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Flávia Arruda (PL-DF) foi presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e agora é ministra-chefe da Secretaria de Governo.

Vacina, sim

Diante da enxurrada de fake news e de informações maliciosas, a Secretaria de Saúde produziu vídeo para convencer a população de que a vacina AstraZeneca é segura. Assim como ocorreu com a CoronaVac, informações desencontradas assustam e fazem parte do público duvidar da segurança, reforçada por especialistas e pela Anvisa, do imunizante. No Brasil, há relatos de que muitas pessoas deixaram de tomar a segunda dose.

Preocupação recorrente

Voltou a ser assunto no GDF a vacinação de moradores de outras regiões na capital federal. Segundo o governo local, há registros numerosos de pessoas que tomaram a primeira dose onde residem, mas buscam a segunda no DF. Se a situação não for contornada, há possibilidade de se tentar impor medidas restritivas, o que, na prática, é complicado de se efetivar, pois o sistema de saúde é universal.

Isenção

Projeto de lei do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) que altera o Código de Trânsito Brasileiro para isentar de penalidades e infrações veículos usados por policiais, bombeiros e órgãos de fiscalização e de salvamento foi aprovado pela Câmara dos Deputados. O texto, agora, segue para o Senado. “São heróis que estão na luta pela vida. Não podemos fazer com que estes profissionais percam um tempo precioso elaborando defesas por multas recebidas quando atuam para salvar o semelhante”, justificou o parlamentar. A proposta foi um pedido de servidores da segurança pública e chegou a Miranda por meio do delegado-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido.

Touring

Audiência pública promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação discutirá no dia 18 projeto de lei complementar que definirá normas de uso e ocupação do lote do Touring. A preservação do prédio de Oscar Niemeyer é alvo de preocupação há algum tempo. A ideia é que seja instalado no local um museu tecnológico, construído pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), ao custo de R$ 160 milhões.

Agendas

Em meio aos desgastes causados pela pandemia, o governador Ibaneis Rocha (MDB) tem investido em agendas externas. A maioria dos eventos nos quais o emedebista esteve relacionam-se com obras e reformas. Faz parte da estratégia de comunicação do GDF, de reforçar que esse tipo de ação não parou durante a pandemia.

Só papos

“Esse é um vício que pode ter um efeito expansivo e atingir, digamos assim, um grande trabalho feito pelo STF no combate à corrupção.”

Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)

“Quem combate a corrupção é a Polícia Federal e o Ministério Público, não o Judiciário. O Judiciário é o guarda da Constituição. Agora, por que está sendo trazido ao plenário? Sejamos claros. Porque envolve o ex-presidente da República.”

Ricardo Lewandowski, ministro do STF