Começam a aparecer no Diário Oficial as consequências do embate entre a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Na edição de ontem, saiu publicado o ato de exoneração do chefe da Procuradoria-Jurídica do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Alcidino Vieira Júnior, irmão de um dos principais assessores de Celina Leão, Sandro Vieira. No lugar dele, Rollemberg nomeou uma pessoa de sua estrita confiança, a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, que exercia, até então, o cargo de diretora-executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).
Resposta em nota
No dia em que o governador Rodrigo Rollemberg assinou o ato de exoneração de Alcidino Vieira Júnior, na quinta-feira, a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão, divulgou uma nota com chutes na canela do ex-aliado. Disse que Rollemberg perdeu a oportunidade de “estancar a corrupção instalada desde o governo passado”.
Rusgas antigas
Uma questão envolvendo Alcidino Vieira Júnior, ex-chefe da Procuradoria-Jurídica do Detran, causou a primeira crise entre Rodrigo Rollemberg e Celina Leão, no ano passado. O procurador Djacir Arruda, então na função de controlador-geral do DF, abriu uma investigação sobre nepotismo pela vinculação entre Alcidino e o irmão Sandro Vieira, funcionário da presidência da Câmara Legislativa. Celina não gostou e culpou o então chefe da Casa Civil, Hélio Doyle.
Tudo pode piorar
Essa novela tem tudo para ganhar novos capítulos no segundo semestre, quando encerrar o recesso parlamentar. Deflagrada por conta da disputa pela presidência da Câmara Legislativa no biênio 2017-2018, a separação política de Rodrigo Rollemberg e Celina Leão tem tudo para piorar. O governador vai usar suas armas para emplacar o sucessor. O nome é Agaciel Maia (PR). Se não conseguir aprovar a emenda à Lei Orgânica do DF que permite a reeleição de membros da Mesa, o que possibilitaria a sua candidatura a novo mandato, Celina vai tentar emplacar alguém de seu grupo político, da oposição a Rollemberg, para o comando da Casa.
Impeachment local
O objetivo de Celina Leão é explorar qualquer ponto fraco do governo Rodrigo Rollemberg para dar início a um processo de impeachment contra o governador do DF, justamente quando o Senado discutir o fim do mandato da presidente Dilma Rousseff. Não importam os motivos.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…