Câmara Legislativa fachada distritais
Câmara Legislativa fachada distritais Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press Câmara Legislativa fachada distritais

Assessor do gabinete de Telma Rufino é alvo de operação contra grilagem

Publicado em CB.Poder

Um assessor do gabinete da deputada distrital Telma Rufino (Pros) é alvo da operação Generous, que mira grileiros de terra que recebiam informações de servidores públicos. Os investigadores da Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema) fizeram busca e apreensão na Câmara Legislativa na manhã desta quarta-feira (12).

O assessor Rogério Barbosa Carneiro é suspeito de participar do esquema. De acordo com a Polícia Civil, as investigações não envolvem nenhum parlamentar. Em nota, Telma Rufino destacou que tomará medidas cabíveis depois de se informar sobre o caso.

“A operação de busca realizada no gabinete número 8 não possui qualquer relação com a atividade parlamentar, sendo de caráter pessoal e voltada a um dos servidores. A deputada informa que tomará ciência a respeito dos fatos para que sejam adotadas as medidas cabíveis”, diz o texto da parlamentar.

Operação

A operação batizada de Generous foi deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (12/6). Os investigadores visam cumprir 11 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão.

Segundo a Polícia Civil, os servidores públicos passavam informações ao grupo criminoso. As apurações dão conta de que a organização tinha articulação complexa e funcionava como um empresa, com estrutura hierárquica e divisão de tarefas.

Os líderes do grupo se apresentavam como donos das terras, que pertencem à Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Eles falsificavam documentos, demarcam os terrenos e construíam as edificações para vender. Os lotes estão em áreas de preservação ambiental.

Os investigados responderão por associação criminosa, parcelamento irregular do solo, dano ambiental, falsificação de documentos, extorsão e ameaça.

Colaborou Walder Galvão