Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para ser o novo procurador-geral da República, Augusto Aras recebeu o apoio público, ontem, de três entidades do Ministério Público. Em nota oficial, a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho e a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) destacaram que o “indicado preenche os requisitos constitucionais e legais para ocupação do relevante cargo, cabendo agora ao Senado Federal a análise política e jurídica do seu nome”.
Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Distrito Federal concedeu medida cautelar para suspender o andamento de licitação do GDF para compra de kits de uniformes escolares. O valor total do certame é estimado em R$ 96,5 milhões. A Corte destacou nove irregularidades no texto, como falhas em relação à cotação de preços, e deu 10 dias para que a Secretaria de Educação corrija as irregularidades ou apresente justificativas. A representação é do distrital Leandro Grass (Rede).
Para o governador Ibaneis Rocha (MDB), os crimes de feminicídio e violência contra a mulher são um desafio para toda a sociedade. Ele assegurou, ontem, que o governo tem feito análises constantes sobre o assunto em busca de medidas mais eficazes para combater o avanço dessas situações, mas ponderou que é preciso engajamento de todos para se alcançar resultados significativos. “Nós temos nos reunido quase que diariamente para tentar encontrar o motivo disso no DF, por que está acontecendo com tanta força”, explicou. “Mas esse tipo de crime requer observação da população e denúncia, porque geralmente acontece depois de reiteradas violências.”
A Câmara Legislativa aprovou, ontem, após votação em dois turnos, o projeto de lei que prevê mudanças na apuração do ICMS para contribuintes industriais, atacadistas ou distribuidores. A proposta, de autoria do Poder Executivo, altera a lei distrital que estabelece condições e procedimentos relativos ao imposto. Para o governo, a alteração permitirá corrigir distorções e gerar uma “tributação mais justa”. A matéria segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
O senado aprovou, ontem, um projeto de lei que obriga os governos a publicar, na internet, seus gastos detalhados, com especificação do valor unitário pago por cada produto ou serviço. A proposta é do senador Reguffe (sem partido). “É uma medida importantíssima para dar total transparência aos gastos dos governos e também facilitar o acompanhamento e a fiscalização desses gastos por parte dos cidadãos”, defendeu o parlamentar.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) está em processo de digitalização de todos os processos da Casa. Segundo estimativa do órgão, 70% do conteúdo já está disponível de maneira eletrônica. Nas próximas semanas, casos da Vara da Infância e Juventude e da Vara de Execução de Medida Socioeducativa poderão ser acessados on-line. A força-tarefa para promover a mudança — criada por portaria — começou em junho, e a intenção é de que, até abril de 2020, todo o acervo esteja digitalizado.
Ibaneis Rocha também comentou, ontem, a proposta de juntar as secretarias de Trabalho e Educação. A ideia surgiu com a saída de Rafael Parente do comando da educação e a entrada de João Pedro Ferraz, que antes chefiava a pasta de trabalho. Ferraz é aliado de longa data do governador e têm a confiança do emedebista. A junção, segundo o governador, está sob análise. “Estou pensando com calma. Não tenho pressa, não”, comentou. A tendência, porém, é de que as secretarias continuem separadas.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) reforçará o trabalho na localização de pessoas desaparecidas. O órgão lançou, ontem, o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID). A iniciativa, vinculada ao Núcleo de Direitos Humanos, será responsável pela coleta e registro de documentos em casos assim e pela integração de órgãos públicos e entidades que trabalham na área. Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, somente em 2018, houve o registro de 2.513 desaparecimentos no DF. 36% do total eram crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos.
R$723.387,98
Valor de contrato para serviços de operação, manutenção preventiva e corretiva no edifício sede da Câmara Legislativa
“Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… E se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes!”
Vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ)
“Não é tolerável que o filho do presidente, parte dirigente — atrapalhada — do governo dê esse tipo de declaração! O que ele está sugerindo com isto?”
Deputado federal David Miranda (PSol-RJ)
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…