O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) derrubou ontem medida protetiva de Vanusa Ferreira, ex-mulher do deputado distrital Hermeto (MDB). Ela acusou o marido de assédio moral, perseguição e ameaças. Mas a decisão manteve a proibição de contato pessoal e telefônico entre os dois e proibiu que a ex-mulher e o deputado se aproximem a uma distância de 100 metros da casa um do outro.
Para a defesa de Hermeto, a decisão demonstra total impropriedade das acusações e que, ao final do processo, ficará demonstrada sua inocência e o uso abusivo da Lei Maria da Penha por parte da ex-mulher. Hermeto é integrante da CPI do Feminicídio, mas está de licença médica. Com a nova decisão da Justiça, ele deve reassumir o cargo na investigação sobre violência contra a mulher.
Depois de ter um de seus integrantes rejeitado pelo plenário do Senado, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) escolheu ontem a nova indicação para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Barreto, indicou o seu chefe de gabinete, o promotor Moacyr Rey Filho, para a vaga que antes vinha sendo ocupada pelo promotor Dermeval Farias Gomes Filho.
O nome de Demerval foi vetado pela maioria do Senado num acordo para eleger para a Corregedoria Nacional do MP um membro mais afinado com o Congresso e mais crítico à Operação Lava-Jato e ao coordenador da força-tarefa em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol. Moacyr integrou, como segundo colocado, a lista tríplice eleita pela classe.
Teve 210 votos e ficou cinco votos atrás do primeiro colocado, o promotor Elísio Teixeira Lima Neto. A ex-procuradora-geral de Justiça do DF Eunice Amorim Carvalhido estava em terceiro lugar, com 137 votos. A indicação agora volta ao Senado para aprovação e depois ainda passa pelo crivo do presidente Jair Bolsonaro.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…