CBPFOT310320212448 31/03/2021 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Abre e Fecha no comercio em Brasilia. Governador fala que pode abrir, mas Justiça manda fecha. Comercial da Ceilandia Centro.

Apesar dos hospitais lotados, GDF descarta fechar comércio nos próximos dias

Publicado em Eixo Capital

Apesar da situação grave em relação aos leitos de UTI na capital federal, a possibilidade de fechamento do comércio nos próximos dias é descartada pelo GDF. Segundo fontes do Palácio do Buriti, a possibilidade é zero.

O comércio ficou fechado até a semana da Páscoa, quando começaram a ser liberadas, com algumas restrições, as atividades. A justificativa para a manutenção da abertura é o fato de que a taxa de transmissão do vírus — ontem em 0,83 — está em queda.

Bancada reunida

A bancada do DF no Congresso Nacional se reunirá, hoje, para tratar do andamento da campanha de vacinação na capital federal e da falta de doses. Deputados e senadores discutirão, remotamente, pela manhã possíveis soluções e cobranças sobre o tema. Também está na pauta a imunização dos professores do DF.

Doação

A Câmara Legislativa doará à Secretaria de Saúde a ambulância da Casa. O equipamento é completo e poderá ser utilizado pela população. A iniciativa partiu do deputado distrital Robério Negreiros. Ele comanda a segunda secretaria, responsável pelo setor de transporte e veículos da Câmara.

Reabilitação

Projeto de lei em tramitação na Câmara Legislativa autoriza o Executivo a criar centros de reabilitação para pacientes com sequelas da covid-19. Os espaços ofereceriam atendimentos de áreas como fisioterapia, pneumologia e psicologia para aqueles que ficarem com marcas após a recuperação da doença. O texto é do distrital José Gomes (PSB). “A luta pela recuperação total da covid-19 não acaba com a alta hospitalar, ou com a cura da doença”, justifica o parlamentar no projeto.

Prestigiado

Líder do governo na Câmara Legislativa, o deputado distrital Hermeto (MDB) tem sido prestigiado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nas decisões ligadas à segurança. Hermeto é policial militar da reserva. A opinião dele contou para as mudanças na cúpula da PM, após a vacinação do comandante e outros oficiais. Antes mesmo da polêmica, as trocas já estavam nos planos.

Lei distrital

Diferentemente do resto do país, onde a discussão ficou quente nos últimos dias, no Distrito Federal, as igrejas já estão incluídas entre as atividades essenciais durante a pandemia. Isso porque, no ano passado, a Câmara Legislativa aprovou lei que incluía esse tipo de atividade na lista de serviços fundamentais e o governador Ibaneis Rocha sancionou a medida.

Só Papos

“Os verdadeiros cristãos não estão dispostos jamais a matar por sua fé, mas estão sempre dispostos a morrer para garantir a liberdade de religião e de culto”
André Mendonça, advogado-geral da União

“André Mendonça está muito abaixo da mediocridade. Como rasteja para agradar Bolsonaro em sua campanha para ser indicado ao STF”
Marcelo Freixo (PSol-RJ), deputado federal