buriti 07/03/2019. Credito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press.

Apesar de forte oposição, GDF vem vencendo as batalhas pelas privatizações

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Alexandre de Paula

A decisão do governo local de priorizar as privatizações encontra resistência na oposição. Os posicionamentos contra a transferência de empresas e serviços públicos do DF para a iniciativa privada são fortes. No entanto, até agora não têm sido suficientes. O GDF têm vencido, uma a uma, as batalhas para as privatizações e Ibaneis Rocha deve encerrar o mandato com a marca de ter concretizado, pelo menos, alguns processos importantes, como o caso da CEB e do Metrô.

Tempo de ações

As redes sociais não perdoam. Para criticar as propostas de privatização e concessão do governo Ibaneis Rocha, manifestantes contrários a essas políticas começaram a fazer circular piadas com o GDF. O slogan do atual governo é “Tempo de ação”. Internautas brincaram: “tempo de ações da CEB entregue para a iniciativa privada”. O Executivo aposta nas privatizações como forma de bancar investimentos nos próximos anos.

Página excluída

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) teve a página do Facebook excluída neste fim de semana. Miranda tinha 3 milhões de seguidores na rede social. Segundo o parlamentar, não houve justificativa da empresa para a ação. Ele promete judicializar a questão para tentar reaver o perfil.

Semiárido

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) participará da edição deste ano do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020, que ocorre em Mossoró (RN) de 3 a 5 de dezembro. O debate embasará propostas para a atualização do Plano de Desenvolvimento do Semiárido.

Advocacia em debate

Temas atuais como transição para universo on-line, democracia e enfrentamento do racismo estrutural devem dominar a pauta da Conferência da Advocacia do Distrito Federal, que tem início hoje. O evento, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), terá a participação de nomes importantes do direito como Nabor Bulhões, presidente da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da OAB Nacional, e Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay). Os presidentes da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr, e da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, também falarão no evento que, pela primeira vez, será on-line.

Adeus a Frejat

A notícia da morte do ex-secretário de Saúde Jofran Frejat foi inesperada para a classe política local e gerou diversas manifestações de pesar. O câncer que provocou a morte tinha sido anunciado há pouco tempo, na semana passada. O político era visto com respeito mesmo pelos adversários e liderou as pesquisas na corrida pelo Palácio do Buriti durante muito tempo em 2018, mas preferiu sair de cena a negociar interesses que considerava escusos.