eixo 18/06/2020 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press.

Apesar da alta de casos, GDF descarta fechar comércio em Brasília

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Alexandre de Paula

Com o aumento de casos do novo coronavírus na capital e o crescimento das restrições em vários locais, alguns especialistas defendem a necessidade de voltar a aplicar medidas mais rígidas no Distrito Federal. Em Belo Horizonte, por exemplo, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) fechou o comércio novamente por avaliar que a situação estava saindo do controle. Apesar da preocupação dos estudiosos, o GDF, por enquanto, não trabalha com a possibilidade concreta de decretar lockdown, que teria um impacto muito forte para o setor produtivo.

Conversas

2022 é logo ali. Nos bastidores, as conversas para articular candidaturas para o ano que vem começaram. Aliados do governador Ibaneis Rocha (MDB) contam que ele não descartou a possibilidade de compor uma chapa para a disputa nacional como vice. Caso a ideia não emplaque e as pesquisas continuem a mostrá-lo na frente para o GDF, deve tentar a reeleição, mas é possível que troque de vice. Segundo interlocutores do emedebista, ele teria avaliado convidar a deputada federal Flávia Arruda (PL) para o posto, mas a parlamentar prefere tentar uma vaga no senado. O Republicanos trabalha para articular a vaga na possível chapa de Ibaneis com a indicação do distrital Rodrigo Delmasso.

Auditoria na merenda

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) realizou auditoria nos contratos firmados em 2018 e 2019 de alimentação escolar e na execução do Programa de Alimentação Escolar do Distrito Federal. Na avaliação do órgão, há falhas graves que podem impactar no plano e na qualidade do que é servido aos alunos na capital federal. A CGDF afirmou: “deve a Secretaria de Educação avaliar se é oportuno e conveniente prorrogar os contratos vigentes com todas as irregularidades expostas neste Relatório ou realizar novo procedimento licitatório baseado em estudos técnicos preliminares e num planejamento acurado”.

Anuidade gratuita

Em tempos de crise e dificuldades econômicas, a Ordem dos Advogados do Brasil no DF disponibilizou estratégias para que associados consigam desconto no pagamento da anuidade, que custa R$ 800. Convênio da OAB-DF com o Banco do Brasil, por exemplo, permite que o valor seja ressarcido em até 100% do total. Jovens advogados também têm desconto de até 75%. Advogadas em ano de parto ou adoção contam com 50% de isenção.

Tentativa

O GDF tenta trazer de volta serviços compartilhados de patinetes para a capital, mas o processo tem sido difícil. A Secretaria de Transporte e Mobilidade abriu, no ano passado, edital para que empresas manifestassem interesse na ideia, que também inclui bicicletas. Entretanto, a pasta precisou adiar os prazos. O chamamento público, que estava previsto para terça-feira, foi atrasado para 8 de fevereiro.

Revitalização

Foi concluída, nesta semana, a primeira etapa da revitalização do Centro Cultural de Taguatinga. O local abriga espaços importantes para a arte da região administrativa como o Teatro da Praça e a Academia Taguatinguense de Letras. A obra foi tocada pela diretoria regional de ensino com recursos de emendas parlamentares dos distritais Leandro Grass (Rede) e Reginaldo Veras (PDT).

Só papos

“No triste episódio nos EUA, apoiadores do fascismo mostraram sua verdadeira face: antidemocrática e truculenta. Pessoas de bem, independentemente de ideologia, não apoiam a barbárie.”
Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral

“Ministro só reclama quando algo acontece na direita. Onde está seu protesto contra os incêndios nas igrejas do Chile ou os ataques dos Antifas? Você só tem um lado, não sabe nem fingir que é isento.”
Carla Zambelli (PSL-SP), deputada federal