660a2dba_6724_4fe0_82f6_1874f2a0ff8e-35431004 Erika Kokay/Divulgação

Aniversário de Dirceu é espécie de debut no terceiro governo Lula

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos — O aniversário do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, na noite de quarta-feira, na casa de um amigo dele no Lago Sul, foi uma espécie de debut político do petista no terceiro mandato de Lula no Palácio do Planalto. Entre os presentes na festa, estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin e diversos integrantes do primeiro escalão do governo, como os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio (Defesa), Juscelino Filho (Comunicações) e Vinicius de Carvalho (CGU). Ao todo, eram nove ministros, além de integrantes de cargos estratégicos, como o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Vários parlamentares também passaram na festa, como a deputada federal Érika Kokay (PT-DF).

Influência

A presença de três potenciais candidatos à presidência da Câmara dos Deputados sinaliza que José Dirceu terá influência na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Casa. O próprio Lira apareceu na festa. Também estavam lá o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), Antônio Brito (PSD-BA) e o presidente nacional do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP).

Amigos de Brasília

Muitos políticos de Brasília estavam entre os convidados na festa de José Dirceu: o presidente do PT-DF, Jacy Afonso, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), a ex-diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro) Rosilene Corrêa, Acilino Ribeiro e Alexandre Navarro, do PSB, e o jornalista Hélio Doyle, que presidiu a EBC.

Eleição e redenção

Na festa, os amigos comentavam a importância de José Dirceu no diálogo até com adversários e na construção de unidade interna no PT. Embora o petista negue publicamente, todos acreditam que, se a Justiça liberar, ele será candidato a deputado federal em 2026. Depois de passar uma longa temporada na prisão, seria um momento de glória pessoal retornar ao mandato na Câmara. Em dezembro de 2005, em decorrência do escândalo do mensalão, Dirceu teve o mandato cassado na Câmara dos Deputados.

13

O aniversário de José Dirceu é amanhã, mas ele decidiu comemorar no dia 13.

Vida longa

Em 2026, José Dirceu estará com 80 anos, mas tem demonstrado disposição para tocar a política. No discurso da festa de seu aniversário, o petista disse que espera viver tanto quanto a mãe, Olga Guedes e Silva, que morreu em 2017, com 97 anos. Assim, afirmou, terá tempo de ver o Brasil melhorar. “Espero viver até os 97 anos, como minha mãe. Portanto, mais 18 anos, para ver um outro Brasil. Meu sonho é ver este novo Brasil. Espero estar vivo quando isso acontecer”, disse ao final do discurso.

Dirceu: Lula precisa se reeleger

No discurso, José Dirceu defendeu uma ampla aliança — com empresários e políticos — para derrotar o ex-presidente Bolsonaro e disse que o presidente Lula precisa se reeleger com um projeto de poder e de governo de longo prazo. Defendeu a volta dos ciclos desenvolvimentistas que marcaram os governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jango e até de Ernesto Geisel. “Que o terceiro governo de Lula possa ser sucedido por um quarto governo. Eu tenho dito que os problemas no Brasil são tais, que o papel de um primeiro governo é criar as condições para um segundo ou terceiro governo”, afirmou Dirceu.

Novo desembargador

Do meio jurídico, esteve na festa de José Dirceu o recém-nomeado desembargador federal do TRF1 Flávio Jardim, que ocupa vaga do quinto constitucional da advocacia. Jardim foi escolhido pelo presidente Lula.

Promoção

A juíza de direito Maria Isabel da Silva vai tomar posse na turma recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A solenidade será realizada na próxima quarta-feira. A magistrada foi eleita por unanimidade pelos desembargadores, pelo critério de merecimento.

Deputado vai participar de GT sobre população em situação de rua

O vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), vai integrar o grupo executivo para elaboração e execução da política distrital para a população em situação de rua do GDF. Ele foi indicado pela Câmara atendendo a um convite do GDF para que o Legislativo junte forças no plano para acolher pessoas em situação de rua. Em diferentes pronunciamentos, Vale chamou a atenção para a problemática das famílias que estão nas ruas. Na última terça-feira, ele promoveu uma audiência pública sobre o tema e conseguiu reunir a coordenação do Movimento População de Rua com representantes de várias secretarias do GDF.

Incentivo à participação dos jovens

No DF, 40% dos jovens entre 15 e 24 anos ainda não fizeram o título de eleitor. O TRE-DF lançou nesta semana a campanha de alistamento eleitoral dos jovens. Duas carretas do GDF estão levando cartórios eleitorais às proximidades dos colégios para facilitar o processo. O presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, levou o título de eleitor para a primeira escola atendida pelo projeto de alistamento Jovem Eleitor, o Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria. Desenvolvido pela Corte em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Educação, a iniciativa prevê a utilização de unidades móveis do Na Hora.