Ana Paula Barros Habka. Divulgação/PMDF
A posse da Coronel Ana Paula Barros Habka como comandante-geral da Polícia Militar do DF deve ocorrer na próxima semana, em 9 de janeiro, um dia depois da efeméride do 8 de janeiro. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, acertou a nomeação com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e com a governadora em exercício Celina Leão (PP). O atual comandante-geral da Polícia Militar do DF, Coronel Adão Teixeira de Macedo, pediu para ir para a reserva. Com 30 anos na corporação, a Coronel Ana Paula é a atual subcomandante da PM, ou seja, a 02. Ela foi chefe do Estado-Maior, da Companhia do Batalhão de Operações Especiais, juíza Militar na Auditoria Militar do Distrito Federal e Chefe de Segurança da Vice-governadoria da Casa Militar do Distrito Federal.
Celina na Esplanada
A governadora em exercício Celina Leão (PP) assistiu aos shows da virada na festa organizada pelo GDF na Esplanada dos Ministérios. Teve apresentação da banda Roupa Nova, contagem regressiva e show de fogos de artifício. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, também passou o réveillon na festa da Esplanada.
Com imagens do 8 de janeiro, quando o governador Ibaneis Rocha foi afastado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, e realizações do GDF ao longo de 2023, a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, postou uma mensagem do que significou o ano que passou para o casal: “Em meio a desafios e incertezas, 2023 foi um capítulo de superação e resiliência. Este foi um ano em que transformamos desafios em oportunidades e lágrimas em sorrisos”. Mayara e Ibaneis viajaram para Miami e estão curtindo as férias com a família.
Apesar de ser uma empresa em liquidação há mais de 20 anos, a SAB (Sociedade de Abastecimento de Brasília) continua consumindo recursos públicos. Em 2023, até novembro, o GDF destinou R$ 14,8 milhões com custos da empresa que não funciona há décadas.
Em 2023, os deputados distritais apresentaram 990 proposições, representando um aumento de 38% com relação a 2022. A maioria (844) foi de projetos de lei. Os demais foram projetos de decreto legislativo (74), projetos de resolução (25), projetos de lei complementar (37) e propostas de emenda à Lei Orgânica do DF (10). Dessas, 30%, correspondente a 295, foram aprovadas pela Casa e seguiram para sanção pelo governo.
Não haverá eleições neste ano no DF, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) atuará numa missão. Estará presente na campanha de mobilização da juventude, que será realizada nos próximos meses, para estimular a filiação eleitoral de jovens a partir de 15 anos de idade. Carretas do GDF levarão cartórios eleitorais para as proximidades dos colégios.
Foi o montante repassado pelo GDF para as empresas de transporte público coletivo do DF, como remuneração pela operação do sistema. Valor é 11% maior que em 2022, segundo dados do Portal da Transparência.
“Aproveitem o momento: já se passaram 30 minutos e, até agora em 2024, o PT ainda não cometeu nenhuma desgraça”
Deputado distrital Thiago Manzoni (PL), minutos depois da virada no réveillon
“O ano de 2023 foi o do reencontro do Brasil com a democracia e com um governo que olha, de verdade, para o seu povo”
Deputada federal Érika Kokay (PT)
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…