Alexandre de Moraes: “Quando a coisa aperta, todos nós chamamos quem? A PM”

Compartilhe

Coluna publicada em 24 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez ontem um gesto de valorização das Polícias Militares brasileiras. Durante o julgamento de uma ação relacionada à possibilidade de patrulhamento preventivo pelas Guardas Civis, o magistrado, relator do processo de 8 de janeiro de 2023 que envolve oficiais da PM, defendeu a atuação da corporação. “Desde 2012, e depois, no período que fui secretário de Segurança Pública, o núcleo de cidadania e de direitos humanos da Defensoria Pública de São Paulo (DPE/SP) defende a desmilitarização da PM, a extinção da PM. As ONGs defendem a desmilitarização. Mas quando a coisa aperta, todos nós chamamos quem? A PM”, afirmou. E acrescentou: “Depois de 36 anos da Constituição Federal, quase 38 da redemocratização, parece que nós estamos, como país, superando o trauma da ditadura em que tudo era culpa da PM”.

Apoio da cúpula do PSB

O lançamento da pré-candidatura de Ricardo Cappelli ao Palácio do Buriti foi tema de várias conversas ontem. Entre os partidos de esquerda, o projeto já era conhecido, mas ficou o sentimento de que o PSB deu um passo à frente pelo engajamento do presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira. Além disso, Cappelli tem a simpatia do presidente Lula, que já demonstrou a afinidade em vários momentos.

Ampliando a frente

Entre petistas, há uma aposta de que o governador Ibaneis Rocha (MDB) dispute o Senado por outra legenda mais à direita. Neste caso, o MDB poderia ampliar a frente de partidos de centro-esquerda. Há quem tope até uma aliança em que um emedebista concorra ao Palácio do Buriti. Neste caso, o nome seria o do deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF). Essa possibilidade cresce se o MDB indicar o vice na chapa à reeleição do presidente Lula.

Outra possibilidade

Na frente de centro-esquerda, integrantes dos partidos progressistas também acreditam que há chance de uma aliança com o PSD, presidido no DF pelo empresário Paulo Octávio. A avaliação é de que o grupo de Ibaneis é grande e não há lugar para todos na disputa de 2026.

Na mesa com Zanin

Em campanha para a recondução a mais dois anos à frente do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, foi um dos convidados para se sentar à mesa da solenidade de entrega do título de cidadão honorário de Brasília ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A homenagem ao magistrado partiu dos deputados distritais do MDB, Hermeto e Wellington Luiz, por sugestão do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Prêmio da advocacia

O escritório do advogado Paulo Roque recebeu o prêmio Destaque Jurídico nas áreas de Contratos, Seguros, Consumidor e Direito Público, consagrando-se com a premiação Ouro. Também foi agraciado na categoria prata no setor de direito empresarial. Roque mantém o escritório há mais de 24 anos e tem como sócia a advogada Ângela Pinheiro.

Congresso Internacional de direito constitucional em Brasília

O XXVII Congresso Internacional de Direito Constitucional do IDP será realizado na próxima semana, entre 29 e 31 de outubro. O evento tem apoio institucional da Fundação Getulio Vargas, Fórum de Lisboa, Fórum de Integração Brasil Europa, CEPES, CEDIS, Centro de Pesquisa Peter Häberle e Embaixada da França no Brasil. Será no IDP Norte, com três dias de aprendizado, debates e troca de experiências com acadêmicos, autoridades públicas e nomes do cenário jurídico nacional e internacional. As inscrições são gratuitas. Para quem se interessar: https://www.sympla.com.br/evento/xxvii-congresso-internacional-de-direito-constitucional/2613180.

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • Eixo Capital

Coronel da PM do DF minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…

27 minutos atrás
  • Eixo Capital

Coronel minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni  Um áudio…

6 horas atrás
  • CB.Poder

Bug em app foi decisivo para PF obter detalhes do plano de golpe

Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…

19 horas atrás
  • CB.Poder

Moraes ameaça multar presidente da CPI do 8/1 em R$ 50 mil

Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…

2 dias atrás
  • CB.Poder

PF acessa celular de homem-bomba e apreende telefone de ex-companheira

Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…

4 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Eleições
  • Notícias

Por determinação da Comissão Eleitoral da OAB-DF, Cleber Lopes se retrata, mas mantém promessa de isentar a anuidade de jovens advogados

ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…

5 dias atrás