O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) se despediu nesta segunda-feira (16) da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Biondústria com uma mensagem gravada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Comércio e Indústria. “(Rollemberg) trouxe seu espírito publico, sua capacidade de trabalho, fez realizações importantes, teve enorme contribuição na Lei do Mercado Regulado de Carbono, na politica de economia circular, no novo CBA, o contrato de gestão do CBA (o Centro de Bionegócios da Amazônia)… enfim, teve uma enorme contribuição na descarbonização, na Biondústria e na economia verde”, afirmou Alckmin.
Nesta terça-feira (17), em decorrência da retotalização dos votos das eleições de 2022 para deputado federal determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rollemberg será diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Alckmin lamentou a exoneração de Rollemberg, mas ressaltou que agora o ex-governador do DF assumirá uma nova missão, na Câmara dos Deputados, representando Brasília.
“O Rollemberg deve assumir nos próximos dias o cargo de deputado federal, representante da população do Distrito Federal, de Brasília. Vamos perdê-lo porque o Rollemberg é um amigo querido, mas tem uma vocação de servir ao povo”, acrescentou o vice-presidente da República.
Balanço e futuro
Foi com um balanço da gestão que Rodrigo Rollemberg encerrou ontem seu trabalho na Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria. “Saio feliz porque tive a oportunidade de colaborar com o avanço da agenda regulatória no nosso país, com a regulamentação do mercado de carbono, do combustível do futuro, de ter aprovado o marco regulatório do hidrogênio, a regulamentação dos bioinsumos”, disse.
Ele citou outras realizações de sua gestão: “Tenho uma alergia especial e uma honra de ter sido o presidente do Conselho de Administração do Centro de Bionegócios da Amazônia, eu que comecei minha trajetória politico no movimento de defesa da Amazonia. Transformamos um hotel que nunca funcionou num hotel de empresas e já selecionamos seis startups que vão passar a atuar já nesse mês de junho. Também estamos aprovando no Fundo Amazônia um projeto em parceria com o Sebrae de R$ 104 milhões para 50 cooperativas da Amazônia”.
Rollemberg também citou outros avanços: “Estamos implementando o selo verde que vai certificar produtos produzidos de forma sustentável, com critérios de sustentabilidade que serão produzidos pela Abnt e certificados a partir de empresas acreditadas pelo Inmetro. Nós trabalhamos também fortemente na formulação de politicas públicas, avançamos muito na elaboração de políticas públicas. Lançamos há pouco o plano nacional de economia circular, lançamos para consulta pública a parte de sociobioeconomia do plano nacional de bioeconomia que também tem o pilar da biondustria e da utilização da biomassa. Criamos o sistema nacional da economia de impacto, já com a participação, a adesão de vários estados. Apresentamos recentemente ao Ministério do Meio Ambiente o plano setorial de mitigação das emissões das indústrias e o plano de adaptação da industria em relação às mudanças climáticas”.
Na mensagem que postou nas redes sociais, Rollemberg agradeceu Alckmin e fez uma avaliação de um futuro promissor para o país: “Eu tenho muita convicção que o Brasil é um país estratégico para segurança alimentar, para a segurança energética e a segurança climática do planeta”.
E concluiu: “Nós temos a maior biodiversidade do planeta, temos grande disponível de biomassa, temos uma matriz energética limpa, uma matriz industrial diversificada e capacidade científica e tecnológica. Essa é uma agenda que unifica o país. Aqui é um local seguro e certo para se investir. Eu digo com muita convicção o Brasil é o paraíso para novos investimentos verdes”.
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…