Conselho Especial do TJ vai decidir na próxima terça se tarifas de ônibus serão reduzidas

Compartilhe

Ana Viriato e Helena Mader

O desembargador Getúlio Moraes Oliveira, relator da ação apresentada pelo governo para tentar manter os reajustes das tarifas de ônibus, decidiu, nesta terça-feira (17/01), enviar o processo ao Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Diante do pedido de urgência do GDF, o magistrado poderia conceder uma liminar na ação direta de inconstitucionalidade. O governo estima que o decreto com a queda dos preços será publicado até o fim da semana. A expectativa, portanto, é que a redução das tarifas aconteça antes do julgamento da adin.

Mas Getúlio Moraes Oliveira optou por uma análise colegiada do tema, que é polêmico. A próxima reunião dos desembargadores está marcada para 24 de janeiro. O decreto legislativo aprovado pela Câmara, reduzindo o valor das tarifas, deve ser publicado ainda esta semana. A expectativa do Palácio do Buriti era reverter o posicionamento dos distritais na Justiça, antes mesmo da publicação do texto no DODF.

Interferência entre os poderes

Na última quinta-feira, os distritais decidiram cancelar o aumento das tarifas do transporte público, por 18 votos a zero. Eles aprovaram um decreto legislativo, determinando a redução das passagens para os patamares do ano passado. A principal alegação do GDF para a ação direta de inconstitucionalidade é uma suposta interferência entre poderes. O Buriti alega que o decreto legislativo aprovado pela Câmara afronta o princípio de separação entre os poderes.

De acordo com o governo, o documento só chegou à Casa Civil no fim da tarde de segunda-feira e não houve tempo hábil para incluir o texto na edição de hoje do Diário Oficial. O GDF explica ainda que há questões operacionais: é preciso ajustar as catracas de 3,4 mil ônibus e das bilheterias do metrô para que as tarifas voltem aos preços antigos.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Swedenberger Barbosa está de volta ao Planalto

Secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão de Nísia Trindade, Swedenberger Barbosa, o Berger, está…

13 horas atrás
  • CB.Poder

Manoel de Andrade é mais um possível candidato no páreo para o Buriti

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, começa a…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Confeiteira e candidata de Bolsonaro

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos A empresária Maria Amélia Campos, dona da…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Bolsonaro em dia de festa pré-julgamento no STF

Às vésperas do julgamento mais importante de sua vida, em que a 1ª Turma do…

1 semana atrás
  • CB.Poder

“Se o campo progressista se dividir, será atropelado”, afirma Leandro Grass

ANA MARIA CAMPOS Candidato que enfrentou o governador Ibaneis Rocha (MDB) nas eleições de 2022,…

2 semanas atrás
  • CB.Poder

“Não piso no mesmo terreno que Lula”, diz Ibaneis

ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha (MDB) não esteve na posse do presidente do…

2 semanas atrás