“Abençoada Dra. Ludhmila! Parabéns por não se submeter a esses doidos”, agradece empresário brasiliense

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

 

 

Horas depois que a cardiologista Ludhmila Hajjar disse não ao presidente Jair Bolsonaro, o empresário brasiliense Alex Pantazis postou no Stories do Instagram uma foto ao lado da ex-futura ministra da Saúde. Irmão do também empresário Basile Pantazis, Alex postou: “Abençoada Dra. Ludhmila! Parabéns por não se submeter a esses doidos”. Os irmãos já tiveram problemas com o Ministério Público, foram alvo de buscas e apreensões e o grego Basile prestou depoimento na CPI das Quarteirizações da Assembleia Legislativa de São Paulo, sobre a compra de respiradores chineses pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no governo de João Doria. A médica aparece dentro de um jatinho, com a mesma roupa que usou no dia do não.

 

Prioridade para forças de segurança

Com a morte de quatro policiais militares de covid-19 entre segunda e terça-feira — sendo dois sargentos na ativa e dois na reserva — cresce a pressão para a imunização de integrantes das forças de segurança, principalmente os que estão na linha de frente. O trabalho de policiamento é de risco, de contato. O secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que inclusive esteve internado na UTI no ano passado por covid-19, tem reunião marcada hoje com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, para pedir prioridade para vacinação dos policiais. O problema é a falta de doses e muita gente em risco: professores, profissionais de saúde e doentes crônicos. Difícil.

 

Turismo cívico, uma vocação

A Câmara Legislativa aprovou nesta semana projeto de lei que inclui setembro como o mês do Turismo Cívico no Calendário Oficial de Eventos do DF. De autoria do presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), o projeto segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha. “Essa lei é fruto de um trabalho de estruturação do programa de turismo cívico. Representa o resultado de uma série de ações que o nosso governo vem realizando para fortalecer toda a cadeia produtiva e posicionar Brasília como destino turístico, gerando mais emprego, renda e ainda incentivando que todos os brasileiros conheçam a capital do seu país”, comemora a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

 

Pressão total

Em reunião nesta terça-feira (16/3), o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), o deputado Rodrigo Delmasso (Republicano), destacou a importância do trabalho técnico e da atuação rápida da Anvisa para a liberação das vacinas e questionou qual é a perspectiva para que os imunizantes em análise possam começar a ser utilizados no Brasil. A Agência alertou que, se cumpridos os critérios para autorização, o processo deve ser mais rápido do que o esperado.