“A recomposição salarial continua sendo a maior demanda”, diz presidente do Sindireta-DF

Compartilhe

POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos civis da administração direta, autarquias, fundações e Tribunal de Contas do DF (Sindireta), publicada na coluna Eixo Capital deste domingo (12/1).

Os servidores públicos do DF conquistaram benefícios no governo atual?

Houve conquistas importantes, como o plano de saúde e o plano odontológico, que representam avanços para os servidores. No entanto, muitas demandas ainda precisam ser atendidas, como a reestruturação da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG). O governador se comprometeu a atender essa demanda, que é transversal e atua em todos os órgãos da administração direta, autarquias e regiões administrativas, mas até o momento isso não se concretizou.

Qual é a maior demanda?

A recomposição salarial continua sendo a maior demanda, considerando as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos. Além disso, a reestruturação de carreiras que desempenham um papel estratégico na administração pública é uma prioridade que precisa de atenção urgente.

Acredita que ainda haverá reajustes até o fim do atual mandato?

Sim, acreditamos que ainda há tempo para que o governo avance nessa questão. Tanto a recomposição salarial quanto a reestruturação das carreiras. Os servidores e entidades representativas foram importantíssimos para a manutenção do cálculo do Fundo Constitucional. O governo tem tranquilidade financeira em grande parte pelo esforço da categoria.

Como está a distribuição dos cargos comissionados?

A distribuição dos cargos comissionados ainda precisa de equilíbrio por órgão. Muitos desses cargos são ocupados por pessoas de fora do quadro efetivo, quando servidores de carreiras, que possuem qualificação e experiência, poderiam ser priorizados para funções estratégicas.

O plano de saúde foi uma conquista? Está atendendo bem os servidores?

O plano de saúde e o odontológico foram avanços importantes, mas ainda há pontos a melhorar. Entre as sugestões estão a ampliação do atendimento para cobertura nacional, algo que beneficiaria muitos servidores, e a criação de um plano ambulatorial mais acessível, para atender servidores de faixas salariais mais baixas, ampliando o alcance dessa política.

O diálogo com o governo é bom?

O diálogo com a Secretaria de Economia tem sido constante, o que facilita a apresentação de demandas. No entanto, aguardamos que essas conversas resultem em soluções concretas, principalmente no que diz respeito à reestruturação das carreiras e à valorização dos servidores. Ibaneis é um profundo conhecedor desta matéria é sabe bem o valor que temos para uma gestão efetiva.

Se você pudesse escolher uma mensagem ao governador, o que diria?

Governador, parabéns pelos avanços alcançados, contudo, é necessário dar continuidade ao processo de reestruturação das demais carreiras do GDF, como a de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Investir nos servidores é garantir uma gestão pública mais eficiente e serviços de qualidade à população.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

  • CB.Poder

GDF não envia representante para sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa

ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…

4 horas atrás
  • CB.Poder

Briga que deixou adolescente em coma lembra confrontos de MMA, aponta desembargador

ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…

11 horas atrás
  • CB.Poder

TCDF autoriza auditoria no BRB e no Iprev-DF

Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…

12 horas atrás
  • CB.Poder

Gustavo Rocha deve representar o GDF na abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…

13 horas atrás
  • CB.Poder

Leandro Grass passa por cirurgia

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O presidente do Iphan, Leandro Grass, se submeteu no fim de…

13 horas atrás
  • CB.Poder

Metade da bancada do DF apoia CPI do Banco Master na Câmara Federal

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Quatro dos oito deputados federais da bancada do DF assinaram o…

13 horas atrás