POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos civis da administração direta, autarquias, fundações e Tribunal de Contas do DF (Sindireta), publicada na coluna Eixo Capital deste domingo (12/1).
Os servidores públicos do DF conquistaram benefícios no governo atual?
Houve conquistas importantes, como o plano de saúde e o plano odontológico, que representam avanços para os servidores. No entanto, muitas demandas ainda precisam ser atendidas, como a reestruturação da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG). O governador se comprometeu a atender essa demanda, que é transversal e atua em todos os órgãos da administração direta, autarquias e regiões administrativas, mas até o momento isso não se concretizou.
Qual é a maior demanda?
A recomposição salarial continua sendo a maior demanda, considerando as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos. Além disso, a reestruturação de carreiras que desempenham um papel estratégico na administração pública é uma prioridade que precisa de atenção urgente.
Acredita que ainda haverá reajustes até o fim do atual mandato?
Sim, acreditamos que ainda há tempo para que o governo avance nessa questão. Tanto a recomposição salarial quanto a reestruturação das carreiras. Os servidores e entidades representativas foram importantíssimos para a manutenção do cálculo do Fundo Constitucional. O governo tem tranquilidade financeira em grande parte pelo esforço da categoria.
Como está a distribuição dos cargos comissionados?
A distribuição dos cargos comissionados ainda precisa de equilíbrio por órgão. Muitos desses cargos são ocupados por pessoas de fora do quadro efetivo, quando servidores de carreiras, que possuem qualificação e experiência, poderiam ser priorizados para funções estratégicas.
O plano de saúde foi uma conquista? Está atendendo bem os servidores?
O plano de saúde e o odontológico foram avanços importantes, mas ainda há pontos a melhorar. Entre as sugestões estão a ampliação do atendimento para cobertura nacional, algo que beneficiaria muitos servidores, e a criação de um plano ambulatorial mais acessível, para atender servidores de faixas salariais mais baixas, ampliando o alcance dessa política.
O diálogo com o governo é bom?
O diálogo com a Secretaria de Economia tem sido constante, o que facilita a apresentação de demandas. No entanto, aguardamos que essas conversas resultem em soluções concretas, principalmente no que diz respeito à reestruturação das carreiras e à valorização dos servidores. Ibaneis é um profundo conhecedor desta matéria é sabe bem o valor que temos para uma gestão efetiva.
Se você pudesse escolher uma mensagem ao governador, o que diria?
Governador, parabéns pelos avanços alcançados, contudo, é necessário dar continuidade ao processo de reestruturação das demais carreiras do GDF, como a de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Investir nos servidores é garantir uma gestão pública mais eficiente e serviços de qualidade à população.
POR ANA MARIA CAMPOS — A movimentação do governador Ibaneis Rocha (MDB) nos últimos tempos, ao…
ANA MARIA CAMPOS Morreu, na manhã deste domingo (12), aos 86 anos, o ex-presidente da…
POR ANA MARIA CAMPOS — A eleição para a direção do Conselho Federal da OAB no…
Coluna Eixo Capital publicada em 10 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Balanço…
Coluna Eixo Capital publicada em 9 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos Dois…
À Queima Roupa Juracy Cavalcante Lacerda Jr., diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF)…