FILES-BRAZIL-POLITICS-CORRUPTION-LAVA JATO

A política desacreditando Moro

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro apresentou uma nota em que se defendeu das acusações de parcialidade baseadas nas conversas interceptadas por um hacker e tornadas públicas, ontem (2/2), por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF: “A interação entre juízes, procuradores e advogados são comuns em nossa praxe jurídica, não havendo nada de ilícito, por exemplo, em perguntar sobre conteúdo da denúncia, na solicitação para manifestação com urgência em processos, inclusive para decidir sobre pedidos de liberdade provisória, ou no encaminhamento de notícia de crime ao MPF”, ressaltou. Mas a narrativa de perseguição política vai se fortalecendo à medida em que Moro vai consolidando o perfil de político.

Disputa pela Comissão de Orçamento

A derrota de Rodrigo Maia (DEM-RJ) é ruim para a deputada Flávia Arruda (PL-DF). É que o ex-presidente da Câmara, amigo do casal Arruda, recebeu a parlamentar de primeiro mandato com deferência em sua gestão. Flávia assumiu a presidência da Comissão Externa de Combate à Violência Contra a Mulher. Mas ela também tem apoio do Centrão e chegou a ser indicada para a Presidência da Comissão Mista de Orçamento.

Trabalho contra

O deputado Luís Miranda (DEM-DF) foi um dos primeiros no partido a apoiar e trabalhar a favor da candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à Presidência da Câmara. Trabalhou bastante intensamente contra Rodrigo Maia (DEM-RJ). Está de olho na relatoria da Reforma Tributária.

FAC para todos

O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, o Bartô, vai lançar, nesta semana, uma campanha para incentivar artistas a se inscreverem no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (Ceac) antes de iniciar a fase de publicação dos editais do Fundo de Apoio à Cultura, principal linha de fomento do setor. O cadastro é prerrogativa para quem busca ajuda financeira do fundo e, segundo o secretário, o número de inscritos, hoje, que é de cerca de 3.600, pode mais do que dobrar. “Queremos que os recursos cheguem, literalmente, na ponta, atendendo artistas que estão comendo o pão que o diabo amassou para sobreviver nessa pandemia”, afirma.

A pergunta que não quer calar….

O que muda no Congresso sob o comando de parlamentares do Centrão?

Só papos

“Bom dia a todos, menos para o ‘democrata’ que não sabe perder democraticamente dentro do próprio partido. O projeto de Maia, ‘viva eu e
foda-se o Brasil’ está a poucas horas de terminar”
Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), comemorando, ontem, antecipadamente, a derrota do candidato apoiado por Rodrigo Maia à Presidência da Câmara

“Destruíram as faixas de apoio ao Baleia Rossi na Esplanada dos Ministérios. Isso tem nome: fascismo. E é contra esse tipo de atitude e de gente que estamos unidos. Se os bolsonaristas estão tão confiantes com a vitória do candidato do Bolsonaro, por que agem assim?”
Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), agora ex-presidente da Câmara dos Deputados, que apoiou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP)