O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) denunciou, nesta segunda-feira (21/11), a presidente afastada da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS); os deputados distritais membros da Mesa Diretora Júlio César (PRB), Bispo Renato Andrade (PR) e Raimundo Ribeiro (PPS), além de Cristiano Araújo (PSD), por corrupção passiva, devido ao suposto envolvimento no esquema conhecido como UTIgate. O órgão pediu ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), ainda, o afastamento cautelar dos cinco parlamentares dos mandatos.
O ex-secretário geral da Mesa Diretora, Valério Campos; o ex-diretor do Fundo de Saúde do DF, Ricardo Cardoso dos Santos; e o secretário da 3ª Secretaria, Alexandre Braga Cerqueira, também são alvos da acusação.
De acordo com o MPDFT, os deputados distritais e Valério Campos teriam pedido propina à Associação dos Construtores e às empresas de saúde; por isso, foram denunciados duas vezes.
As acusações derivam da Operação Drácon, deflagrada em 23 de agosto, dedicada à investigação de um suposto esquema de uso de emenda parlamentar para o pagamento de dívidas do GDF com UTIs, mediante a cobrança de propina.
Afastados
ANA MARIA CAMPOS A ex-secretária de Desenvolvimento Social do DF Ana Paula Marra se filiou…
ANA MARIA CAMPOS Dilson Resende de Almeida deixou nesta semana o cargo de administrador regional…
ANA MARIA CAMPOS A semana foi de fortalecimento para o PSB. O presidente Lula confirmou…
ANA MARIA CAMPOS Quarta-feira (01/04) foi o último dia de trabalho do chefe da Casa…
ANA MARIA CAMPOS Na reta final do período de mudanças de partidos, o ex-secretário de…
ANA MARIA CAMPOS O advogado Francisco Caputo, chamado pelos mais próximos de Kiko Caputo, assina…