Partidos sem espaço na Câmara Legislativa miram 2018

Compartilhe

Dois partidos esperam conquistar espaço na Câmara Legislativa em 2018, embalados por bons resultados nas eleições municipais. O Novo, criado em 2015, conseguiu eleger vereadores em importantes capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, mesmo sem fazer coligações e com pouquíssimos recursos. Na capital paulista, a sigla teve 140 mil votos. Na semana passada, representantes da legenda no DF procuraram o Ministério Público Federal para pedir uma investigação sobre as ocupações de escolas. O comando do partido é contra o movimento por acreditar que os protestos dentro dos colégios causam prejuízos à educação. A atuação foi uma forma de se posicionar diante do eleitorado e começar a mostrar as bandeiras do grupo. O Partido Novo ainda não tem nomes fechados para a eleição de 2018, mas já começou a prospecção para definir seus candidatos a distrital e não descarta a participação nas majoritárias.

Psol busca ocupar vácuo na esquerda

Outra sigla que aposta todas as fichas nas eleições de 2018 é o Psol. O partido conseguiu aumentar o número de vereadores e chegou ao segundo turno na disputa pela prefeitura de capitais, como o Rio de Janeiro. A aposta dos filiados à legenda é que o Psol tem potencial para ocupar o vácuo na esquerda gerado pela crise no PT, especialmente com candidaturas posicionadas com a bandeira dos direitos humanos e dos direitos LGBT. Em 2014, o Psol teve 19.853 votos, entre os de legenda e os nominais, e ficou longe de alcançar o quociente eleitoral. Os candidatos mais bem-sucedidos foram Maninha, com 6,6 mil votos, e Fábio Félix, com 6,2 mil. Desta vez, a tendência é que Toninho do Psol dispute um mandato na Câmara Legislativa, alavancando os resultados do partido. Félix também tentará conquistar um mandato novamente.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Gonet elogia Alexandre de Moraes: “atuação corajosa, segura, firme, talentosa”

ANA MARIA CAMPOS, enviada especial Lisboa - Ao participar da mesa de encerramento do XIV…

8 horas atrás
  • CB.Poder

Para vencedor do Prêmio Pulitzer, Estados Unidos e China precisam se unir para evitar que humanidade seja dominada pela IA

ANA MARIA CAMPOS, enviada especial Lisboa - O jornalista Thomas Friedman, colunista de assuntos internacionais…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Classificação de PCC e CV como organizações terroristas eleva “custo Brasil”, avalia Lewandowski

ANA MARIA CAMPOS, enviada especial Lisboa -Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ministro aposentado…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Em Lisboa, Hugo Motta garante: “Marco legal da IA vai a votação em plenário ainda em junho”

ANA MARIA CAMPOS, enviada especial Lisboa - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Contra lavagem cerebral, Alexandre de Moraes defende regulação internacional das big techs

ANA MARIA CAMPOS, enviada especial Lisboa - O ministro Alexandre de Moraes, ao participar do XIV…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Cidadãos manipulados pelas big techs são “servos digitais”, afirma Gilmar Mendes na abertura do XIV Fórum de Lisboa

ANA MARIA CAMPOS, enviada especial Lisboa - Na abertura do XIV Fórum de Lisboa, nesta…

3 dias atrás