Marqueteiro dos EUA escreve artigo comparando Bolsonaro com Trump

Publicado em CB.Poder

Leonardo Cavalcanti // O marqueteiro norte-americano Arick Wierson, consultor informal da campanha de Jair Bolsonaro, escreveu um artigo para o jornal inglês The Observer comparando o capitão da reserva ao presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo Wierson, a depender da ótica e dos feitos políticos, o perfil de Bolsonaro por ser “muito preocupante ou extremamente promissor”.

O marqueteiro se detém sobre o que poderá ser a relação entre Trump e Bolsonaro, caso o deputado seja eleito. “Agora com Bolsonaro prestes a assumir o comando da segunda maior economia do hemisfério e segunda maior potência militar, a questão da comunidade empresarial e diplomática é o que esperar de uma relação Trump-Bolsonaro. Os dois líderes criarão uma nova aliança Brasil-América no cenário mundial?”

Segundo Wierson, as chances de uma aliança são grandes, principalmente a partir de freios em outros países, como a China e a Venezuela, no continente americano. Ele cita o príncipe Luiz Philippe Orleans e Bragança, cotado para o Ministério das Relações Exteriores: “A administração de Jair Bolsonaro será, antes de mais nada, proteger os interesses estratégicos do Brasil e do povo brasileiro no país e no exterior”, disse Orleans e Bragança.

A partir de críticas à política externa do PT, Orleans e Bragança diz acreditar no comércio bilateral justo e equilibrado, investindo na defesa e mantendo fronteiras fortes. No artigo, Wierson compara as trajetórias de Trump e Bolsonaro. “Enquanto o Donald tinha uma educação privilegiada, mas indiscutivelmente severa, a família Bolsonaro era uma família trabalhadora de meios modestos. Ao contrário de Trump, cujo pai despachou o encrenqueiro para a Academia Militar de Nova York, Bolsonaro trouxe uma carreira nas Forças Armadas, servindo dezessete anos e chegando ao posto de capitão.”