Coluna Capital S/A de 14 de outubro
Por SAMANTA SALLUM
Começou na segunda-feira o prazo para apresentação de emendas ao PDOT, que vai até 24 de outubro. A votação da pauta no plenário está prevista para 18 de novembro. A data foi definida após um acordo entre os deputados distritais. A informação foi confirmada ao blog pelo presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Wellington Luís (MDB).
A Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) realizou audiência pública no sábado para discutir o projeto de lei que atualiza o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT). O objetivo foi conhecer as críticas e reivindicações da população com relação ao texto elaborado pelo governo, de forma a subsidiar a apresentação de emendas parlamentares.
A presidente da CAF, deputada Jaqueline Silva (MDB), afirmou que os distritais querem a participação popular. “Todos nós estamos debruçados sobre essa pauta. E o que a gente tem tentado aqui é fazer com que vocês sejam ouvidos”, garantiu.
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Urbano e Habitação,Tereza Lodder, destacou que o governo realizou 90 audiências públicas para chegar ao texto protocolado na Câmara Legislativa.
O setor produtivo também vem acompanhando as audiências e participando, pois são necessárias revisão e atualização para áreas de atividades comerciais dos setores imobiliário e industrial.
MP faz críticas
“O Ministério Público tem acompanhado esse processo desde o início, desde 2019. Houve participação social, mas, na hora de decidir o que ia entrar ou não no texto do projeto, essa participação foi excluída”, criticou o promotor de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística Dênio Augusto de Oilveira Moura.
Ministério das Comunicações define meta em mutirão pré-COP30
Evento realizado hoje firmou acordos de cooperação e fez o lançamento de desafio nacional para recolher 200 toneladas de resíduos eletrônicos no país. A iniciativa é do Ministério das Comunicações com o Mutirão Pré-COP30: Sustentabilidade e Inclusão Digital.
Durante a solenidade, com participação do ministro Frederico de Siqueira Filho, foram assinadas parcerias entre o governo federal, instituições públicas e empresas privadas, voltadas à destinação correta de resíduos eletrônicos.
Do lixo eletrônico a novos computadores
O objetivo é reduzir o impacto ambiental do lixo eletrônico, transformando os equipamentos descartados em computadores recondicionados que serão doados a escolas públicas, aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas, promovendo inclusão digital e social.
Turismo internacional cresce 76% no DF
O Distrito Federal recebeu cerca de 81 mil turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 76% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram 46.105 visitantes. O número supera todo o fluxo de 2024, que somou cerca de 68.400 turistas internacionais, o que consolida o momento positivo do turismo no país e o destaque de Brasília como porta de entrada do território nacional.
Mais arrecadação de ISS
A estimativa de arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) deve subir de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025. Segundo o GDF, reflexo da movimentação turística e de eventos, entre outras ações.
Argentinos e norte-americanos
A Argentina lidera a chegada de turistas internacionais, com 22.457 registros, seguida por: Estados Unidos (15.747), Peru (7.089), Colômbia (6.687) e Portugal (5.170). Completa a lista o Chile (4.348).
Voo direto para Roma
“Já estamos com conversas avançadas com a companhia italiana ITA, para termos um novo voo: desta vez, ligando Roma a Brasília”, conta o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto. Ele destaca que a ampliação das rotas internacionais diretas ocorreu graças ao apoio do GDF, que reduziu de 12% para aproximadamente 7% o ICMS incidente sobre o querosene de aviação (QAV) adquirido pelas companhias aéreas.
Arquitetura e áreas verdes
“O Brasil vive seu melhor momento da história em relação ao turismo internacional, e Brasília tem papel estratégico. Além das já conhecidas belezas arquitetônicas, a capital integra áreas verdes belíssimas, que nos permitem o contato com a natureza no ambiente urbano e têm um ativo especial, que é ser Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.



