“O fracasso é um quarto confortável. O sucesso é um quarto desafiador.” Leandro Karnal
Coluna Capital S/A de 20 de agosto
Por Samanta Sallum
O senador Efraim Filho (União-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços no Senado, teve de se dividir entre duas agendas importantes ontem, mas que, pelo menos, eram no mesmo lugar: o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ele era um dos destaques confirmados do Summit da Reforma Tributária, mas teve de se dedicar mesmo à Convenção Extraordinária do União Progressista. Acabou saindo da composição da mesa para dar uma “corridinha” até o salão onde era realizado o outro evento, já quase no final. “Cheguei a tempo, por isso, lá na Paraíba, me chamam de foguete”, brincou.
Efraim, no entanto, ficou sério na hora de criticar o ambiente para o empreendedorismo no país com excesso de burocracia e insegurança jurídica. E alfinetou as interferências do Judiciário. “Democracia é feita no Congresso Nacional, e não nos tribunais”, frisou.
“Governo está viciado em gastar”, dispara Domingos Sávio
No Summit da Reforma Tributária realizado pela Unecs, em Brasília, o deputado Domingos Sávio (PL-MG) também criticou o governo federal por apresentar medidas que aumentam impostos para reduzir desequilíbrio fiscal.
“O governo está corroendo o patrimônio brasileiro. Está viciado em gastar, faz viagens com comitiva de mil pessoas, e depois quer aumentar o IOF. Essa medida é um desastre”, afirmou, sendo aplaudido pelas lideranças empresariais presentes. Sávio é presidente da FCS na Câmara dos Deputados.
Entidades empresariais defendem aquisição do Banco Master pelo BRB
Em carta aberta, entidades empresariais representantes de segmentos do setor produtivo do Distrito Federal manifestaram otimismo sobre a aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Na avaliação delas, a iniciativa fortalecerá o banco local e trará impactos positivos para a economia do DF. Assinaram o manifesto a Ademi; a Câmara de Dirigentes Lojistas; o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF); o Crea-DF; a Fibra; o Sinduscon; o Sindarcom-DF; e o Sindigraf-DF, entre outros. “O BRB registrou expansão nacional, sólida carteira de clientes tanto na pessoa física quanto na jurídica, responsabilidade social e apoio a todo o setor produtivo do DF”, destaca o documento.
Ação no STF
Já o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pré-candidato do PSB ao GDF, Ricardo Cappelli, critica a operação de compra do Master. E também outras medidas do BRB. Ele entrou em parceria com o PC do B no STF com ação contra o banco e o GDF. “Queremos impedir que o banco confisque 100% do salário dos servidores endividados”, explicou.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Com o objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino, amanhã será realizado o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025. A premiação, anualmente, destaca o trabalho de mulheres que, com talento, inovação e visão estratégica, contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades. A edição distrital contempla três categorias distintas, que buscam garantir maior representatividade. São elas: Pequenos Negócios, MEI e Ciência e Tecnologia. O evento ocorre na Villa Rizza.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.



