Entidade brasileira procurou a National Restaurant Association para alertar que setor nos EUA também vai sofrer com o aumento de custo de insumos, como suco de laranja e carne
Por Samanta Sallum
Às vésperas do início de nova taxa que os EUA definiram para os produtos brasileiros, empresários aqui se mobilizam para enfrentar o problema. A coluna apurou que a Abrasel, entidade brasileira que representa esse setor que inclui bares e restaurantes, busca apoio internacional para ajudar a reverter a situação. Entrou em contato com a entidade que tem o mesmo papel nos EUA. Pois o setor lá enfrentará aumento nos custos de insumos como suco de laranja, pescados, carne, café e frutas.
A Abrasel enviou, ontem, uma carta à National Restaurant Association (NRA), pedindo apoio para que seja revista a medida do presidente Donald Trump de aplicar uma taxação de 50% sobre as exportações brasileiras. A NRA defende os interesses de milhões de estabelecimentos norte-americanos e mantém uma relação próxima com a Abrasel.
“O setor de alimentação fora do lar é um elo direto entre os países, e medidas como essa colocam em risco não apenas negócios, mas também relações construídas com respeito e cooperação. É hora de unir vozes em defesa do bom senso e da parceria comercial”, afirma Paulo Solmucci (foto), presidente da Abrasel.
Também tem um outro lado importante de lembrar: que os brasileiros podem perder a receptividade e o gosto que têm pelas empresas norte-americanas estabelecidas no Brasil, especialmente do setor de alimentação, daquelas marcas bem conhecidas que sempre encontraram no Brasil. Assim, também elas seriam afetadas economicamente pela medida.
Para a entidade, é essencial que outras organizações representativas de setores econômicos brasileiros se mobilizem, somando forças com empresas dos EUA que serão prejudicadas pela dificuldade de importar produtos do Brasil. A expectativa é de que essa articulação contribua para sensibilizar o governo dos Estados Unidos e evitar uma taxação considerada abusiva e injusta.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…