IMG_7104

Setor de serviços no DF avança e supera média nacional

Publicado em Coluna Capital S/A

– Coluna Capital S/A de 17 de junho

Por Samanta Sallum 

Entre as 27 unidades da federação, 18 apresentaram crescimento no setor de serviços, em abril, com destaque para Pernambuco (+5,3%), Distrito Federal (9ª posição no ranking nacional) e Acre (maior retração, com -4,3%).

O volume na capital federal cresceu 0,9% na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo dados do IBGE. O resultado representa uma recuperação após a retração de -0,7% registrada em março deste ano. No cenário nacional, o avanço no mesmo período foi de 0,2%.

Na comparação com abril de 2024 (série sem ajuste sazonal), o Distrito Federal registrou alta de 8,9%. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o crescimento é de 7,2%. Já o dos últimos 12 meses, o avanço chega a 6,7% em relação ao período anterior.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destaca que o desempenho do DF permanece acima da média nacional, com resultado 1,6 ponto percentual superior ao registrado em dezembro de 2024 e 2,5 vezes acima do nacional. “Com esse ritmo, a expectativa é de que o setor de serviços no DF encerre 2025 com expansão superior aos 5,1% registrados em 2024”.

No segmento de atividades turísticas, o Distrito Federal registrou queda de -1,1% em abril ante o mês anterior, após ter avançado 4,8% em março. No cenário nacional, o crescimento acumulado no ano para o turismo é de 6,4%, com destaque para: • Rio de Janeiro (+14,0%) e maior queda em Mato Grosso.

Empresário brasiliense premiado na Times Square

Ícaro Rollemberg celebra mais um conquista ao receber reconhecimento internacional do setor de seguros: sua imagem será exibida durante cinco dias, na Times Square, em Nova York — uma das vitrines mais icônicas e movimentadas do mundo. A homenagem acontece agora em junho, como parte da premiação concedida pela Prudential, gigante global no ramo de seguros de vida.

Esta é a segunda vez que Ícaro conquista esse destaque por seu desempenho superior em número de vendas, gestão de carteira e crescimento de portfólio. Em 11 anos de carreira, já atendeu mais de 900 clientes, somando quase R$ 1 bilhão em capital segurado e R$ 17 milhões em prêmios emitidos.

Empresas do atacado projetam mais faturamento em 2025

O setor atacadista distribuidor no país continua crescendo em 2025, apesar de ter desacelerado em abril e maio. Nos primeiros cinco meses do ano, o faturamento registrou alta de 6,2% em comparação com o mesmo período de 2024.

Apesar de desafios econômicos, como inflação e taxas de juros elevadas, o segmento tem demonstrado resiliência e deve fechar mais um ano com números positivos. A expectativa é de um faturamento 7% maior. Os dados do setor foram apresentados ontem pelo presidente da Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), Leonardo Miguel Severini, durante a 44ª Convenção Nacional e Anual do Canal Direto.

Preocupação com as BETs

Apesar dos números positivos, Severini alerta para o comprometimento da renda e aumento do endividamento dos consumidores pelas apostas nas bets. Segundo o presidente da Abad, as bets estão afetando não só o consumo de alimentos, como também de eletroeletrônicos.

“É uma grande preocupação. As bets continuarão existindo, mas é necessário uma regulamentação melhor e uma maior tributação”, alerta Severini.

Economia criativa: Ana Carla Fonseca faz parte agora do time da UCB

Referência internacional em economia criativa, a economista  Ana Carla Fonseca passa a integrar o corpo de professores do Mestrado e do Doutorado Profissionais em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília.

A chegada marca o lançamento do 1º Doutorado no setor no Brasil. Com uma trajetória que inclui experiências em mais de 30 países, atuação em organizações como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ana Carla tem uma carreira consolidada na consultoria estratégica na empresa Garimpo de Soluções. Também atuou por 10 anos na Unilever em cargos de liderança em marketing e inovação, com passagens por Brasil, América Latina, Londres e Milão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*