IMG_5805

Cresce número de pessoas endividadas no DF, ultrapassando 723 mil

Publicado em Coluna Capital S/A

Quantidade de famílias inadimplentes também é alta na capital federal e está bem acima da média nacional 

Por Samanta Sallum 

O endividamento do brasiliense subiu, e a  inadimplência recuou no DF, porém está bem acima da média nacional. A capital federal registrou aumento no índice de famílias endividadas, embora tenha havido uma nova retração na inadimplência. Cresceu em 1,8% no número de endividados em relação a março, passando de 66,7% para 67,9% das famílias — o equivalente a mais 13.259 domicílios, totalizando 723.342 pessoas.

Os dados são de levantamento da CNC referentes a abril. No comparativo nacional, o DF apresenta taxa de endividamento 9,7 pontos percentuais inferior à média do Brasil. No entanto, registra 10,9 pontos acima na proporção de famílias com contas em atraso (que é de 29%) e 5,7 pontos acima no percentual de inadimplentes que afirmam não ter condições de pagamento.

Melhora na capacidade de pagamento

Apesar da elevação no número de endividados, a proporção de famílias que não conseguirão quitar seus compromissos recuou de 18,6% para 18,1%, o menor patamar desde junho de 2024. Porém, acima da média nacional, que é de 12,4%.

Alerta sobre dívidas

O índice de inadimplência no DF apresenta queda pelo quarto mês consecutivo. O dado positivo, contudo, convive com um alerta: “Embora o índice de inadimplência esteja em queda, permanece elevado, ainda na casa dos 40%, distante dos 29,4% registrados em abril do ano passado”, explicou à coluna o presidente da Fecomércio/DF, José Aparecido Freire.

Consumo consciente

“O aumento no endividamento, quando acompanhado de queda na inadimplência, indica um consumo mais consciente e compatível com a recuperação gradual da renda e do emprego”, completa Freire.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*