Por Samanta Sallum
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou a radiografia anual do desempenho do varejo alimentar brasileiro. E o balanço de 2024, divulgado nesta semana, foi bem positivo. Entre as 30 maiores redes do país, o Grupo Carrefour Brasil manteve a liderança pelo nono ano consecutivo, com faturamento de R$ 120,5 bilhões em 2024. Em segundo lugar, aparece o Assaí Atacadista, com R$ 80,5 bilhões. Ambos têm forte presença no Distrito Federal.
- R$ 1,067 trilhão – Faturamento total do setor em 2024, o equivalente a 9,12% do PIB
Mais lojas e mais empregos
Os supermercados seguem como grandes geradores de emprego: são mais de 9 milhões de postos diretos e indiretos em todo o território nacional. O número de lojas cresceu 2,3% no período, passando de 414.663 para 424.120 unidades, que recebem diariamente cerca de 30 milhões de consumidores.
Impacto na economia
“O varejo alimentar brasileiro é robusto, inovador e essencial para o desenvolvimento do país. Os resultados reforçam nossa importância estratégica para a economia e para a população”, afirmou João Galassi.