Por Samanta Sallum
Com o objetivo de organizar e ampliar a atuação do setor de produção de cervejas no DF, foi criada a Cerva ao Quadrado, uma iniciativa que se divide em dois pilares: associação e movimento. Enquanto a primeira busca representar formalmente o setor, articulando políticas de incentivo e fomentando oportunidades comerciais, o movimento quer promover a cultura cervejeira brasiliense, aproximando a população do universo artesanal por meio de eventos, educação e experiências.
O mercado de cervejas artesanais do Distrito Federal segue em expansão e se consolida como um importante pólo produtivo no país. O DF conta, atualmente, com 17 fábricas e 15 cervejarias ciganas (produtores que desenvolvem suas receitas, mas utilizam a estrutura de fábricas terceirizadas para a produção). Para 2025, a expectativa é de um crescimento de 15%.
Números:
– 4 milhões de litros
Total de produção nas fábricas independentes por ano
– R$ 50 milhões
Faturamento anual
“A cadeia produtiva da cerveja artesanal tem impacto direto na economia, gerando empregos, movimentando bares e restaurantes e impulsionando o turismo. Precisamos de políticas públicas que incentivem esse mercado e reconheçam sua importância para o desenvolvimento do DF”, destaca Pedro Capozzi, presidente da associação.