IMG_4518

Associações comerciais defendem voto distrital misto e transparência nos gastos públicos

Publicado em Coluna Capital S/A

Confederação que representa 2 milhões de empresários vai instalar painel Gasto Brasil, em via pública, como o Impostômetro. E deu início também ao movimento nacional por mudança no sistema eleitoral. Ato teve a presença do governador da Bahia e de parlamentares do PL, PT e PSD 

Por Samanta Sallum 

Com a presença de representantes do Legislativo e do Executivo, lideranças das associações comerciais de todo o Brasil reuniram-se ontem para dar início à mobilização em defesa do voto distrital misto. O encontro reforçou a importância do associativismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social no país. Nos moldes do Impostômetro, criado há 20 anos, foi anunciado também o Gasto Brasil, uma “calculadora” que permitirá o monitoramento, em tempo real, dos gastos públicos da União, dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Encontro Nacional de Associações Comerciais do Brasil foi em Salvador e teve as presenças do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do prefeito Bruno Reis (União Brasil), além de deputados federais e senadores.

“Evidentemente, o nosso movimento é político, mas não partidário. Estamos aqui para defender pautas que promovam o crescimento econômico e combatam as desigualdades”, afirmou Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Hugo Motta cria comissão 

A alternativa defendida pela CACB combina o modelo de voto Distrital e o Proporcional. Um projeto de lei, do então parlamentar José Serra, tramita no Congresso desde 2017 e, este ano, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, vai criar uma comissão especial para tratar do assunto.

Reforma administrativa 

A plataforma Gasto Brasil vai auxiliar a sociedade a compreender como os recursos públicos são utilizados e o impacto na vida das pessoas. O lançamento oficial será no dia 23 de abril, com a instalação de um painel, começando por São Paulo.

“Queremos alertar a população sobre como o Estado gasta o dinheiro público. Antes da reforma tributária, era preciso a reforma administrativa”, Alfredo Cotait.

CACB representa:

2,3 mil associações comerciais 

26 federações 

2 milhões de empresários 

Painelistas do PL, do PT e do PSD

Participaram do evento como painelistas Afif Domingos (PSD/SP), presidente de honra da CACB e secretário de Projetos Estratégicos do Governo de SP; o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Joaquim Passarinho (PL/PA); o presidente da Frente do Comércio e Serviços, Domingos Sávio (PL/MG), e o vice-presidente José Neto (PT/BA); o deputado Antônio Brito (PSD/BA) e o senador Angelo Coronel (PSD/BA).

G50

O evento também foi marcado pela criação do G50, grupo que reúne as associações comerciais mais influentes do país. Nenhuma do Distrito Federal entrou no bloco. Mas, segundo a CACB, a capital federal poderá ainda integrar o grupo. A de Anápolis, em Goiás, participa do G50.

Dois séculos de associativismo

A capital baiana foi o local especialmente escolhido para o evento, porque foi onde nasceu a primeira associação comercial do país, que funciona desde 1811, num prédio histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*