Entidade reclama do baixo orçamento da Polícia Federal, que está deixando de pagar indenização sobreaviso
Por Samanta Sallum
O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, afirmou que o orçamento destinado à instituição para 2025 é o menor dos últimos três anos. “Seriam necessários, pelo menos, R$ 2,7 bi. E apenas destinaram R$ 1,5 bi. Tem alguém no governo federal que não gosta da PF”, destacou, durante entrevista ao programa CB Poder, às jornalistas Samanta Sallum e Ana Maria Campos.
O orçamento da União para 2025 ainda será votado no Congresso e a entidade pretende se mobilizar para tentar aumentar os recursos. E pede a atuação mais forte do ministro da Justiça, Ricardo Lewandoviski.
Segundo Leiro, um dos principais efeitos da escassez de recursos é o não pagamento da indenização de sobreaviso dos delegados e policiais. “Isso vem gerando grande insastifação, pois o servidor tem uma série de restrições na sua vida para estar à disposição do trabalho e não está recebendo. E, no final das contas, para o governo não representa assim tanto dinheiro, mas, para o bolso do servidor, faz muita diferença”, reforçou.
Leiro apontou, ainda, o deficit de 1,8 mil profissionais na instituição. E a importância da liberação, pelo Ministério da Gestão, do concurso público ainda neste ano. “O presidente Lula pode ser o primeiro a zerar esse deficit, tem essa oportunidade”, reforça.
Ele ainda ressaltou que a atual remuneração de delegado da PF não está sendo atrativa. “Não está mais entre a principais opções de carreira para quem é da área “, lamentou.
PEC da Segurança
A Polícia Federal enfrenta insatisfação em relação à proposta da PEC da Segurança Pública, que não contempla demandas históricas fundamentais da corporação. “A proposta fortalece a nova força policial, mas negligencia a necessidade de priorizar a Polícia Federal, principal responsável pelo combate à criminalidade em âmbito federal”, disse Leiro.
Entre os principais pontos criticados está a ausência de garantias plenas de autonomia funcional, administrativa e financeira, indispensáveis para assegurar a independência da instituição.
Com fim das férias de servidores públicos e início de aulas nas escolas, mais pessoas…
Por Samanta Sallum A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança, nesta terça-feira, a 10ª Agenda…
Por Samanta Sallum O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF), que representa as imobiliárias,…
Por Samanta Sallum O Sindicombustíveis manifestou-se reagindo à fala do presidente Lula hoje sobre os…
Decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha, em 14 de janeiro, aponta caminho para legalização de…
Por Samanta Sallum Os setores de comércio de bens e de serviços do Distrito Federal…