“Presidente Lula não deveria perder a oportunidade de zerar o deficit de policiais” diz ADPF

Compartilhe

Entidade reclama do baixo orçamento da Polícia Federal, que está deixando de pagar indenização sobreaviso

Por Samanta Sallum

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, afirmou que o orçamento destinado à instituição para 2025 é o menor dos últimos três anos. “Seriam necessários, pelo menos, R$ 2,7 bi. E apenas destinaram R$ 1,5 bi. Tem alguém no governo federal que não gosta da PF”, destacou, durante entrevista ao programa CB Poder, às jornalistas Samanta Sallum e Ana Maria Campos.

O orçamento da União para 2025 ainda será votado no Congresso e a entidade pretende se mobilizar para tentar aumentar os recursos. E pede a atuação mais forte do ministro da Justiça, Ricardo Lewandoviski.

Segundo Leiro, um dos principais efeitos da escassez de recursos é o não pagamento da indenização de sobreaviso dos delegados e policiais. “Isso vem gerando grande insastifação, pois o servidor tem uma série de restrições na sua vida para estar à disposição do trabalho e não está recebendo. E, no final das contas, para o governo não representa assim tanto dinheiro, mas, para o bolso do servidor, faz muita diferença”, reforçou.

Leiro apontou, ainda, o deficit de 1,8 mil profissionais na instituição. E a importância da liberação, pelo Ministério da Gestão, do concurso público ainda neste ano. “O presidente Lula pode ser o primeiro a zerar esse deficit, tem essa oportunidade”, reforça.

Ele ainda ressaltou que a atual remuneração de delegado da PF não está sendo atrativa. “Não está mais entre a principais opções de carreira para quem é da área “, lamentou.

PEC da Segurança

A Polícia Federal enfrenta insatisfação em relação à proposta da PEC da Segurança Pública, que não contempla demandas históricas fundamentais da corporação. “A proposta fortalece a nova força policial, mas negligencia a necessidade de priorizar a Polícia Federal, principal responsável pelo combate à criminalidade em âmbito federal”, disse Leiro.

Entre os principais pontos criticados está a ausência de garantias plenas de autonomia funcional, administrativa e financeira, indispensáveis para assegurar a independência da instituição.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #concurso #deficit #economia #governofederal #LucianoLeiro #Lula #MinistériodaGestão #orçamento #PF #policiafederal ADPF

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Não dá mais para populismo. Quem vai pagar a conta de tantos absurdos?”, desabafa presidente da CNI

Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal em colisão com o STF provoca turbulência contábil em empresas

Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…

4 dias atrás
  • Sem categoria

O Natal polarizado das Havaianas: como a disputa política se manifesta em marcas e empresas

Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal alerta donos de imóveis sobre novas regras tributárias

Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório  Por…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Distritais aprovam reajuste do IPVA, em sessão extraordinária

Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei  foi necessário…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será usado o 13o salário pela maioria dos trabalhadores

Coluna Capital S/A  Por SAMANTA SALLUM  A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…

1 semana atrás