Lideranças do Comércio, Serviços, Indústria e Agricultura do Distrito Federal se unem para atuarem conjuntamente perante GDF e Câmara Legislativa
Por Samanta Sallum
Presidentes de sete entidades representativas do setor produtivo da capital se reuniram hoje na sede da Fecomércio-DF para discutir temas de interesse coletivo. O encontro serviu para reaproximar as lideranças e reagrupar as entidades em defesa de pautas importantes do setor. Ficou definido que todos vão apresentar suas demandas para serem debatidas juntamente com representantes do Legislativo e do Executivo. Entre as pautas, carga tributária e PDOT. As reuniões do grupo serão regulares e marcadas nas diversas entidades.
Fontes ouvidas pela coluna explicaram que a reunião não significa a recriação do Fórum do Setor Produtivo, como já existiu há 4 anos. Mas, sim, uma união de forças, em que não há uma liderança específica para representar o setor inteiro. Participaram do encontro representantes das federações da indústria; da agricultura e pecuária; das associações comerciais; das empresas de transporte de cargas e logística; das empresas locadoras de veículos automotores; e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
“Nos reunimos porque temos assuntos importantes de interesse dos empresários e da população do Distrito Federal. São temas que precisam ser discutidos juntamente com o GDF e a Camara Legislativa. Em breve, faremos uma nova rodada de conversa para definir o que será prioridade para o próximo ano”, disse o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
“Foi uma boa iniciativa do presidente José Aparecido. É sempre muito bom estar renovando diálogos com o setor produtivo. Aqui estivemos todos os legítimos representantes reunidos, sempre num movimento muito harmônico e tranquilo, que tem pautado a relação entre essas federações”, disse o presidente da Federação das Indústrias (Fibra-DF), Jamal Jorge Bittar.
Subsídios para políticas públicas
“Nos juntamos para discutir as demandas e criar uma política única para apresentar às autoridades. Vamos apresentar dados que poderão servir de subsídio para as políticas públicas”, reforçou o presidente Federação da Agricultura e Pecuária (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro.
“É uma iniciativa que deve ser continuada, porque nós unidos somos muito mais fortes para conseguir resolver nossas questões do dia a dia, da nossa sociedade”, complementou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-DF), Wagner Gonçalves.