Por Samanta Sallum
A capital federal será a principal vitrine do turismo brasileiro para o mundo, durante a ABAV Expo 51, que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB. Neste ano, o Programa de Compradores Internacionais, uma parceria entre a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional – e a Embratur, realiza a maior entrega de sua história e vai reunir 60 operadores turísticos da Europa, da América Latina e dos Estados Unidos, proporcionando oportunidades de negócios em 2024.
O Programa ABAV Buyers Club pretende fortalecer e expandir a rede de contatos profissionais entre operadores turísticos estrangeiros e fornecedores nacionais, fomentando a economia brasileira.
Somente em 2023, os turistas vindos de outros países deixaram no Brasil o montante de
US$ 6,9 bilhões (R$ 34,5 bilhões).
Para promover os destinos nacionais, nesta edição da ABAV Expo, a Embratur, junto ao SEBRAE, vai oferecer a representantes do Trade Internacional uma experiência de viagem para vivenciar a hospitalidade brasileira, a diversidade cultural e as belezas naturais que o ecoturismo na Amazônia, no Pantanal e em Bonito (MS) proporciona. Serão recebidos representantes dos Estados Unidos e de Suíça, França, Reino Unido, Alemanha, Argentina, Chile, entre outros países.
“A Embratur e o Sebrae vão conectar todos os pontos da cadeia de serviços do turismo e garantir a oferta de pacotes, alinhados com o desejo do turista estrangeiro”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A diversidade do Cerrado e o patrimônio natural do Planalto Central também são destaque no Programa de Compradores Internacionais, durante a ABAV Expo 51. Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Caldas Novas e Rio Quente e Brasília (destino anfitrião) serão visitados pelos operadores internacionais de turismo.