Empresas do setor digital criticam PL da Inteligência Artificial

Compartilhe

Por Samanta Sallum

A Câmara Brasileira da Economia Digital (“camara-e.net”), associação que representa empresas do setor, se manifestou sobre o PL nº 2338/2023, referente à regulação da Inteligência Artificial (IA) no país. Segundo a entidade, embora tenha havido avanços em relação à redação original, ainda é necessário realizar melhorias no texto que “assegure os direitos dos cidadãos brasileiros, sem impedir ou engessar a inovação.”

“A camara-e.net compreende a importância da discussão em torno da regulação da inteligência artificial no Brasil. No entanto, vemos com preocupação o processo acelerado com o qual vem acontecendo os últimos debates, que trouxeram novos pontos de potencial impacto no desenvolvimento da tecnologia e inovação do país. O atual projeto não traz uma distribuição clara do excessivo custo de conformidade para aplicações de inteligência artificial com diferentes riscos”, aponta Leonardo Elias, presidente da camara-e.net.

Entre as preocupações destacadas:

Insegurança Jurídica: O texto é genérico em diversos pontos, terceiriza ao Poder Executivo a definição de questões críticas e posterga decisões importantes sobre governança regulatória.

Inspiração no modelo Europeu e Aventura Regulatória: O texto, aplicável a virtualmente todas as áreas da economia brasileira, apresenta-se como mais gravoso do que a norma europeia (notoriamente rigorosa), sem considerar que a indústria e a economia europeias são profundamente diferentes da realidade brasileira e (a norma europeia sequer foi testada na prática, logo seus efeitos (de curto, médio e longo prazos) não são conhecidos nem previsíveis. Na prática, o Brasil terá a regulação de IA mais restritiva do mundo, inclusive proibindo soluções de IA generativa.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #desenvolvimento #IA #inovação #regulamentação tecnologia

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Distritais aprovam reajuste do IPVA, em sessão extraordinária

Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei  foi necessário…

20 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será usado o 13o salário pela maioria dos trabalhadores

Coluna Capital S/A  Por SAMANTA SALLUM  A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…

23 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Valor do aluguel sobe 8,13% e supera valorização de venda

Por SAMANTA SALLUM  O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou um descolamento entre os valores…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será o funcionamento do comércio no Natal e no Ano Novo no DF

Com base nos acordos firmados nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) entre Fecomércio-DF, sindicatos empresariais…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Empresas de TI poderão receber restituições milionárias com decisão judicial

Coluna Capital S/A de 18 de dezembro  Por SAMANTA SALLUM  A Justiça Federal julgou como…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Serviço de Inteligência de Tribunais de Contas vai detectar emendas parlamentares suspeitas

Transparência Brasil apontou que R$ 8,2 bilhões em emendas foram executados, em 2024, sem possibilidade…

7 dias atrás