Por Samanta Sallum
Celebrando 18 anos de mercado, a Esquadra Arquitetos passa a ocupar uma sala no 12o andar do edifício Morro Vermelho, no SCS. O prédio da década de 1970 leva a assinatura do arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). É conhecido pelo pioneirismo em arquitetura sustentável, com o uso de materiais recicláveis em sua estrutura e o sistema de aproveitamento das águas pluviais, bem como da ventilação e iluminação naturais, favorecendo uma melhor relação entre os ocupantes e o espaço.
Um forte movimento de requalificação do centro da capital do país tem levado novos negócios a desbravarem o Setor Comercial Sul e, junto com a Esquadra Arquitetos, mudaram-se para o Morro Vermelho escritórios como Rodrigo Biavati (foto), CodA e Ateliê Paralelo. O Bloco Arquitetos também tem sua sede no edifício, assim como a Galeria Index e o escritório do Uber.
“A vinda da Esquadra e dos demais parceiros para o SCS é uma forma de valorizar e chamar a atenção da sociedade para o centro da capital, de ocupar o espaço de maneira coletiva de forma favorável para as trocas e encontros. A gente sai de uma sede isolada para uma lógica produtiva e criativa de centro urbano”, pontua Filipe Monte Serrat, sócio-proprietário do escritório (foto). Entre os prêmios do escritório Esquadra estão o do Correio por projeto mais original da CasaCor 2018.