Por Samanta Sallum
A CAIXA assinou acordo de cooperação técnica para fomento ao empreendedorismo. Foi apresentada a nova estratégia de Microcrédito Produtivo Orientado. O banco vai atuar junto à Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) no repasse de recursos dessa modalidade.
Participaram do evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, a presidenta da ABCRED, Isabel Baggio, autoridades e empreendedores convidados.
A principal ação adotada pelo banco foi a reabertura da linha Microcrédito CAIXA Repasse, com o objetivo de conceder crédito às entidades autorizadas a operar ou participar do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
R$ 300 milhões
Total de recibo para o microcrédito
160 mil
É o número de empreendedores a serem beneficiados esse ano
Condições:
O produto é exclusivo para Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças e está disponível para contratação nas agências da CAIXA com os seguintes parâmetros:
▪ Valor mínimo de R$ 100 mil;
▪ Valor máximo, conforme limite disponível na avaliação de risco de crédito;
▪ Prazo de 48 meses (já incluída a carência de até 6 meses);
▪ Garantia (100%): cessão de direitos creditórios representados por recebíveis de contratos de concessão de Microcrédito Produtivo Orientado realizados pela proponente junto aos tomadores finais, tramitados em cobrança bancária;
▪ Taxa de juros a partir de 0,69% a.m., customizada conforme perfil da operação;
▪ TAC: 1% sobre o valor do contrato.